Fortaleza – CE. Um aplicativo para auxiliar a observação de pássaros será lançado neste domingo (20), a partir de 7h, no Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza. O Vem Passarinhar CE foi desenvolvido por uma equipe de professores e estudantes o campus de Crato do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) em parceria com a iniciativa Vem Passarinhar CE, grupo que promove encontros para observação de pássaros em todo o Estado e dá nome ao aplicativo. O projeto tem o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).
Um dos coordenadores do desenvolvimento do app, o professor João Alberto Abreu explica que o aplicativo reúne informações sobre as espécies encontradas no Parque: “A principal funcionalidade é permitir que as pessoas registrem as aves que observarem, além de fazer um trabalho de educação ambiental, porque mostra a ocorrência da ave, suas características, uma imagem e também as vozes dos pássaros”.
Segundo Cecília Licarião, que coordena o grupo Vai Passarinhar no CE, o aplicativo facilitará a compreensão e o conhecimento sobre as espécies, principalmente para os observadores iniciantes. “O objetivo é estimular, de uma forma diferente, o interesse pela observação de aves. Como a gente está vivendo em um mundo supertecnológico, não dá mais para apenas desejar o afastamento da tecnologia. A gente quer atrair as pessoas para o mato e a tecnologia pode ser um grande aliado para isso”, ressalta ela.
Por enquanto, o aplicativo reúne apenas as aves encontradas no Parque Estadual do Cocó, mas o objetivo da equipe é ampliar a abrangência do projeto para outras unidades de conservação do Ceará. “A gente quer dar esse suporte de material e de conhecimento para outras unidades”, explica Cecília.
A ideia também é permitir que dados gerados pelos usuários do app, como ocorrências, frequência e período de observação das espécies, sejam disponibilizados para análise dos gestores das Unidades de Conservação (UCs) e de pesquisadores da área num modelo de ciência cidadã, em que a sociedade participa de maneira informada e voluntária do desenvolvimento de pesquisas científicas. Segundo João Alberto, a equipe trabalha para adicionar as novas funcionalidades: “Já temos uma demanda muito grande de novos requisitos. Com esses dados em mãos poderemos fazer estatísticas mais específicas dentro das unidades”.
Lançamento
A programação desse domingo (20), contará com momento de observação de pássaros, que começa às 7h, café da manhã coletivo, roda de conversa e lançamento oficial do aplicativo, além de atividade de pintura para crianças. O evento é aberto a todos os interessados e não é obrigatório que os participantes levem o próprio equipamento de observação.
Além de João Alberto Abreu e Cecília Licarião, participaram da criação do aplicativo Vem Passarinhar CE os professores Brisa Cabral e Gauberto Barros; os estudantes e egressos de Sistemas de Informação do campus de Crato do IFCE Aderbal Freire Filho, Igor Guedes, Jayne Morais, João Willamy Teixeira, Liliane Gomes e Matheus Lacerda; e os integrantes do grupo Vem Passarinhar no CE, Bruno Araújo, Lucas Barros, Giovanna Soares, Marcel Freitas, Vitória Lima e Amablly Martins.
Programação
7h às 8h30: Saída para campo para observar aves
8h30 às 9h: Café da manhã coletivo
9h às 11h: Atividade de pintura de ilustrações das aves do Ceará
9h às 9h15: Início da solenidade no Cine Cocó (explanação do titular da Sema – Artur Bruno)
9h15 às 9h30: Explanação dos professores do IFCE (João Alberto Brito de Abreu – Ciência da Computação e Francisco Gauberto Barros dos Santos – Fitotecnia, Irrigação e Análise de Solos)
9h30 às 9h40: Explanação da equipe do Vem Passarinhar CE (Cecília Licarião)
9h40 às 10h: Papo de passarinho (apresentação no Cine Cocó sobre as aves do parque)
11h: Encerramento