Fartura é celebrada com banquete sob as bênçãos do Padre Cícero

Um fim de tarde nublado no alto do Horto do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, marcou um momento especial da participação dos profetas da chuva e do agradecimento pelas gotas que caem dos céus, molham a terra e a enchem de fartura.

O V Encontro de Agricultoras e Agricultores Experimentadores (Enae) subiu a colina para ouvir um pouco da sabedoria ancestral passada de pai para filho e se deliciar com um banquete produzido com o que a terra e o trabalho árduo nos dão no dia a dia.

“Um dos nossos pressupostos é a valorização e reconhecimento dos saberes que agricultoras e agricultores constróem a partir do trabalho”, destaca Marcos Jacinto, do Fórum Cearense pela Vida no Semiárido e da Coordenação Executiva da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) pelo Estado do Ceará.

Ele enfatiza que esses conhecimentos são transmitidos de geração em geração e a ideia foi promover um diálogo dos profetas num espaço místico, muito simbólico do Cariri e do próprio Ceará.

“Esse evento fala de chuva, celebra a sua chegada e o banquete faz a conexão com a produção agroecológica dos alimentos que garantem a segurança alimentar”, declara.

Josefa Santos de Jesus, quilombola do Sítio Alto, em Simão Dias (SE), foi a representante das mulheres entre os três profetas convidados para a ocasião. “Aprendi tudo o que sei com meus avós e meus pais. Hoje sou guardiã de sementes, da história, das danças de roda”, conta.

“Foi acompanhando meu pai que aprendi a fazer remédio a partir das plantas, a obvervar o céu, a lua, as estrelas, o sol. Este ano não vai ser muito chuvoso. Chove num lugar, noutro não. Mas aprendi com meu pai que devemos estar preparados para tudo, para conviver com essas diferenças”, finaliza.

O evento foi animado pelo artista popular Zé Vicente e foi encerrado com apresentação do grupo A Gente do Coco das Mulheres da Batateira, comunidade do Crato que existe há quase 40 anos.

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: