Capacitação on-line é voltada para estudantes, professores, gestores e técnicos do Estado e dos municípios
Recife – PE. Estão abertas, até 27 de setembro, as inscrições para a “Oficina de elaboração de projetos para editais de popularização da ciência”, destinada a estudantes do Ensino Médio e Superior, professores, gestores e técnicos de órgãos estaduais e municipais do Estado de Pernambuco. A capacitação será realizada entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro, por meio de plataforma on-line. O objetivo é proporcionar aos participantes conceitos e metodologias para desenvolver e implementar um planejamento estratégico voltado para projetos científicos e culturais.
O projeto é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e é realizado em Pernambuco com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas-PE).
A oficina contará com 30 vagas, com inscrições gratuitas. Os interessados devem preencher o formulário disponível neste endereço. Não haverá processo seletivo e as vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição. Serão conferidos certificados aos participantes.
Sob a coordenação do professor Carlos Wagner Araújo, doutorando na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Educação em Ciência, a capacitação terá 40 horas, sendo 10 horas pela plataforma on-line e outras 30 por meio do Google-Drive, voltadas para elaboração do plano de trabalho, elaboração de relatórios, leitura de textos e pesquisas.
De acordo com Carlos Wagner Araújo, a oficina em Pernambuco visa formar quadros para captação de recursos em nível municipal, estadual, federal e até internacional. “Popularizar a ciência é importante para o momento em que o negacionismo da ciência e das vacinas é objeto de debates. Queremos qualificar profissionais para a elaboração de projetos de forma singular e contextualizado com realidades locais e regionais”, explica o pesquisador e especialista em divulgação científica.
O superintendente de Meio Ambiente da Semas, Bertrand Alencar, espera uma ampla participação de gestores estaduais e municipais, frente à necessidade do fortalecimento e da popularização da ciência no País. “Esperamos contar com a participação na oficina de representantes de diversos municípios, dos servidores da Semas e da Agência CPRH, dos professores da rede estadual de ensino, além dos representantes do Conselho Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (Consema-PE)”, conclui.
Serviço
O quê: Oficina de elaboração de projetos para editais de popularização da ciência
Quando: 28 de setembro a 2 de outubro – 16h às 18h
Como: Inscrições gratuitas até 27 de setembro, por preenchimento deste formulário on-line
Para quem: Estudantes do Ensino Médio e Superior, professores, gestores e técnicos do Estado e dos municípios
Mais informações: ofpopciencia@gmail.com
Realização: MCTIC/CNPq
Apoio: Semas-PE
Fonte: Semas-PE
Newsletter
Se você ainda não está recebendo a nossa newsletter, inscreva-se na página principal do site para acompanhar resumos quinzenais e conteúdos exclusivos em seu e-mail.