2ª edição do Festival Digital será realizada neste dia 27 de março, das 13h às 20h30

O maior e mais tradicional movimento de conscientização pelo clima do mundo, a Hora do Planeta, será mais uma vez realizado em formato virtual por causa da pandemia da Covid-19. Conhecido pela ação de apagar as luzes de monumentos, fachadas, prédios públicos e outros pontos de interesse, por sessenta minutos, neste ano ele será marcado por uma série de lives que começam às 13h deste dia 27 de março de 2021. Além do clima, a edição neste 2021 abordará temas relacionados com saúde, ativismo, alimentação, agenda ambiental urbana, engajamento da sociedade com a equipe WWF-Brasil e convidados especiais.

Outra novidade deste ano é a parceria com a Mauricio de Sousa Produções (MSP), que viabilizou o lançamento da revista em quadrinhos do Chico Bento, embaixador do WWF-Brasil. A edição está disponível nas bancas de todo País desde o dia 5 de março, com história baseada na Hora do Planeta.

Segundo Mônica Sousa, diretora executiva da MSP, a ação está ligada às diretrizes da empresa. “O compromisso com o meio ambiente está em nosso DNA. Por meio de ações como essa, conseguimos repassar a mensagem de forma eficaz e didática para pessoas de todas as idades. A Mauricio de Sousa Produções tem se mostrado uma aliada na conscientização sobre a importância de preservar o planeta em que vivemos”, pontua a executiva.

Para Gabriela Yamaguchi, diretora de Sociedade do WWF-Brasil, as ações para a realização do evento fazem parte de um interesse coletivo de garantir o futuro. “Diante dos desafios que se colocam frente à nossa sobrevivência, o envolvimento coletivo de pessoas, empresas e organizações na causa ambiental tem sido uma esperança de alcançar uma sociedade mais justa para todos”.

Algumas organizações já aderiram ao movimento Hora do Planeta: a Associação de Escoteiros confirmou ações em todo País; a Será o Benedito lançou uma campanha em parceria com o WWF-Brasil para a produção de kits sustentáveis, via financiamento coletivo. Além disso, haverá projeções em cinco capitais brasileiras.

Gilberto Gil, Fábio Porchat e Mauricio de Sousa confirmaram a participação na live Como usar minha voz pela natureza, às 18h. Junto com o escritor Ailton Krenak e o DJ Eric Marky Terena, lideranças indígenas, abordarão a relação que têm com o meio ambiente e como é possível usar a expressão artística para trazer consciência.

A programação inclui temas desafiadores, como a agenda ambiental nas comunidades tradicionais urbanas e periféricas, e aborda questões cotidianas, como hábitos do dia a dia que podem fazer a diferença no Planeta. Temas como alimentação, saúde, consumo e produção sustentável e ativismo digital, contarão com especialistas do WWF-Brasil e referências em suas áreas de atuação, como a microbiologista Natália Pasternak na área da Saúde e Fernanda Schimidt, editora do UOL, que falará sobre ativismo digital (programação completa abaixo).

A iniciativa está aberta para a adesão de pessoas físicas, empresas, prefeituras, associações e organizações neste link. Para acompanhar as lives, basta acessar o portal UOL Ecoa, que transmitirá o evento ao vivo, garantindo a parceria pelo segundo ano, ou acessar as redes oficiais do WWF-Brasil, como Facebook e YouTube.

Ao longo da programação virtual, especialistas do WWF-Brasil responderão dúvidas sobre meio ambiente. Os interessados devem encaminhar as perguntas pelo formulário.

Hora do Planeta

É o principal movimento ambiental global da rede WWF. Nascida em Sydney, em 2007, a Hora do Planeta cresceu e se tornou um dos maiores movimentos de base do mundo para o meio ambiente, inspirando indivíduos, comunidades, empresas e organizações em mais de 180 países e territórios a tomar ações ambientais tangíveis por mais de uma década.

Historicamente, a Hora do Planeta se concentrou na crise climática. Mas, recentemente, se esforçou para trazer à tona a questão premente da perda da natureza. O objetivo é criar um movimento imparável para a natureza, como aconteceu quando o mundo se uniu para enfrentar as mudanças climáticas.

Aproveite o escuro

Além de participar da Hora do Planeta, apagando as luzes por uma hora às 20h30 deste dia 27 de março, você pode fazer com que a data seja inesquecível. Por causa da pandemia de Covid-19, a sugestão do WWF-Brasil é que invente algo para fazer em casa com as pessoas que já vivem com você, sejam familiares ou amigos.

No escuro, basta ser criativo para se divertir muito. O WWF-Brasil tem algumas sugestões, mas você pode usar a sua criatividade e compartilhar em suas redes sociais usando a hashtag #ConectadoNoPlaneta.

WWF-Brasil

O WWF-Brasil é uma organização não-governamental (ONG) brasileira e sem fins lucrativos que trabalha para mudar a atual trajetória de degradação ambiental e promover um futuro em que sociedade e natureza vivam em harmonia. Criada em 1996, atua em todo Brasil e integra a Rede WWF. Apoie seu trabalho em wwf.org.br/doe.

Mauricio de Sousa Produções

A Mauricio de Sousa Produções é uma das maiores empresas de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do País, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. A empresa é signatária dos princípios de empoderamento das mulheres, plataforma da ONU Mulheres e Pacto Global.

No licenciamento, trabalha com 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. A presença da marca na plataforma Youtube já passou de 13 bilhões de views, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo, com 400 títulos de livros e mais de um bilhão de revistas vendidas, ambos responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros.

Programação

13h – Bom para você e para o planeta – o que podemos fazer para uma alimentação mais saudável e sustentável
14h – Saúde – A pandemia mostra que precisamos repensar nossa relação com a natureza
15h – Ativismo digital funciona sim: mude o mundo de onde você está
16h – Produção e Consumo – como nossas escolhas contribuem para um ciclo mais justo
17h – De Rondônia à Rocinha – como mobilizar pessoas para agenda ambiental urbana e tradicional
18h – Como usar minha voz pela natureza
19h – WWF-Brasil responde: tudo que você quer saber sobre questões ambientais, mas não tinha para quem perguntar
20h – Contagem regressiva com participações especiais
20h30 – Hora do Planeta

Fonte: WWF-Brasil / Hora do Planeta

Newsletter

Se você ainda não está recebendo a nossa newsletter, inscreva-se acompanhar resumos quinzenais e conteúdos exclusivos em seu e-mail.

Sem Comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para o conteúdo