Fortaleza – CE. O 1° Encontro Lixo Zero de Fortaleza, evento gratuito, visa disseminar as boas práticas do Lixo Zero na cidade, e terá uma programação intensa de palestras, durante este sábado (31), das 8h às 18h, distribuídas em seis painéis:
- Sustentabilidade e Estilo de Vida
- Políticas Públicas e Cenário Local
- Conscientização e Educação Ambiental
- Redução e Reúso
- Reciclagem e Compostagem
- Agricultura Sustentável
Serão 18 palestrantes, incluindo a idealizadora e editora geral da Agência Eco Nordeste, Maristela Crispim, que falará sobre “A importância da Comunicação para a Sensibilização da Sociedade”. Seis moderadores completam o time que levará seus conhecimentos e suas boas práticas para inspirar e instigar a caminhar para uma vida cada vez mais consciente e ecologicamente correta.
Lixo Zero
Realizador do evento, o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) é uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no Brasil. Fundado em 2010, O ILZB representa no Brasil a Zero Waste International Alliance (ZWIA), movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no Mundo.
O conceito Lixo Zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e\ou para a incineração.
O grande objetivo do Encontro é dar visibilidade e empoderar as boas práticas e seus empreendedores, rumo ao Lixo Zero, em um caminho que envolve práticas de sensibilização, educação, reúso, reciclagem, compostagem e design.
Conceito de Lixo Zero (ZWIA)
“Uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.”
Uma gestão Lixo Zero é aquela que não permite que ocorra a geração do lixo, que é a mistura de resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos. Pode-se também dizer, que é um conceito de vida (urbano e rural), no qual o indivíduo e, consequentemente, todas as organizações das quais ele faz parte, passam a refletir e se tornam conscientes dos caminhos e finalidades de seus resíduos antes de descartá-los.
R’s do Conceito Lixo Zero
- Repensar: Acabar com a ideia que resíduos são sujos. Não descartar no lixo comum ou misturar materiais que poderiam ser reciclados.
- Reutilizar: Diversos objetos e materiais podem ser utilizados de outra maneira antes de serem encaminhados para a reciclagem, como usar uma folha de papel dos dois lados.
- Reduzir: Gerar o mínimo possível de lixo. Ao invés de lixeiras, residuários e contentores para acomodar os materiais.
- Reciclar: Aproveitar a matéria-prima do resíduo para fabricar o mesmo ou outro tipo de produto, sem encaminhá-lo para aterros.
Responsabilidades
- Indústrias: na produção e design dos produtos.
- Comércio: comercializa os produtos das indústrias.
- Consumidor: na extremidade final do sistema: o consumo, o uso e o descarte.
- Governo: na harmonização da responsabilidade de todos os envolvidos.
Serviço
O que: 1° Encontro Lixo Zero Fortaleza
Onde: Hotel Sonata de Iracema – Fortaleza – CE
Quando: 31 de agosto de 2019 – 08h-18h