‘Um dia no Parque’ incentiva visitação às unidades de conservação

A programação do Parque Estadual do Cocó inclui o projeto Viva o Parque e com mais uma edição do #VemPassarinharNoCocó | Foto: Maristela Crispim

Neste domingo (21), seis Unidades de Conservação (UCs) estaduais do Ceará, sob a gestão da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), participarão da campanha Um Dia no Parque 2019. Idealizada pela Rede Pró UC, em parceria com a Coalização Pró-Unidades de Conservação, e inspirada na National Parks Week, dos Estados Unidos, a iniciativa convida as pessoas para usufruírem de um dia agradável de lazer, Educação Ambiental e conscientização.

Para Artur Bruno, titular da Sema, aproximar o cidadão dos parques é fundamental. “Promove conhecimento e valorização das áreas verdes, que além do valor paisagístico, estocam carbono e evitam a emissão de gases de efeito estufa, contribuindo para minimizar a atual crise climática”, afirma.

Os parques estaduais Botânico, em Caucaia; Cocó, em Fortaleza; Sítio Fundão, no Crato; a Área de Proteção Ambiental (APA) Bica do Ipu, no município de Ipu; a APA da Serra de Baturité, no Maciço; e a Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Sítio Curió, na Lagoa Redonda, em Fortaleza, planejaram e desenvolveram atividades voltadas para participar da campanha Um Dia no Parque 2019.

Projeto Viva o Parque

Segundo George Feijão, gestor do Botânico, além do Projeto Viva o Parque, que já é realizado todo domingo, o visitante vai ter a oportunidade de conhecer o acervo do Museu do Meio Ambiente, o Orquidário, o Meliponário e caminhar pelos 6 Km de trilhas guiadas.

“Na Sala Verde, serão ministradas oficinas de compostagem e plantio de mudas, e de contação de história também”, relata. As atividades vão das 8h ao meio-dia. Quem for ao Botânico vai ganhar mudas. O Parque fica em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), na CE-090.

A programação do Parque Estadual do Cocó começa cedo, às 7h, com o projeto Viva o Parque e com mais uma edição do #VemPassarinharNoCocó. A coordenadora de Educação Ambiental, Cecília Licarião, destaca que a campanha nacional Um Dia no Parque “estimula a curiosidade das pessoas sobre áreas protegidas” e por isso ela programou a atividade de observação de aves.

As crianças que visitarão o Cocó, neste próximo domingo, vão pintar espécies faunísticas do bioma Caatinga e que também são encontradas no Parque Estadual do Cocó. “Será uma forma lúdica de apresentar aos pequeninos as nossas espécies”, diz a educadora ambiental. “Enquanto pintam, eles apropriam-se da identidade da fauna existente na área protegida considerada o maior parque urbano do Nordeste”, finaliza.

“Na Arie do Sítio Curió, a programação estará atrelada ao Viva o Parque”, informa a gestora Izaura Lila. “Neste domingo, o nosso objetivo é conversar com as pessoas, fazer Educação Ambiental e trazê-las para dentro da UC”.

Segundo Lila, o mais importante é divulgar a Arie Sítio Curió como um espaço público para lazer e contato com a natureza. “Vai ter slackline, o esporte de equilíbrio, tendas de massoterapia, dança de salão, zumba e aeróbica, e ainda a tenda infantil com inúmeras e divertidas brincadeiras”, relata.

No Maciço de Baturité, Um Dia no Parque também começa cedo. Às 7h está prevista uma caminhada pela Mata Atlântica. “O percurso é de 4 Km, com ponto de partida na Praça do Teatro Municipal, no Centro de Guaramiranga e a chegada no Refúgio da Vida Silvestre (Revis) periquito cara-suja”, explica a técnica da APA da Serra de Baturité, Natália Normandes. O Revis é uma UC para proteger o periquito cara-suja, ave ameaçada de extinção.

Na APA Bica do Ipu vai ter rapel, tirolesa e trilha | Foto: Maristela Crispim

Na APA Bica do Ipu, que faz parte da área da Chapada da Ibiapaba, no Norte do Ceará, vai ter rapel, tirolesa e trilha. “Nós vamos doar mudas e material educativo”, informa a gestora Tatianna Angelo.

Para fechar a programação de Um Dia no Parque 2019 no Ceará, a unidade de conservação Parque Estadual Sítio Fundão escolheu uma atividade mais tranquila. A gestora Dagila Ribeiro conta que vai ser um “evento de descanso” paralelo à Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados (Expocrato).

“Às 8h começam os piqueniques, às 10h30, a meditação e Yoga, e no período da tarde (15h) encerramos com uma boa roda de conversa”, relata.

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Sema, administra 26 unidades de conservação estaduais. Saiba mais no site.

Fonte: Sema

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: