Vila de pescadores do Cumbuco, no Ceará, celebra kitesurf e ganha novas cores

Cumbuco começa agosto com a comemoração do Dia do Kite e grande ação de Educação ambiental. Mais adiante, de 16 a 21, o Projeto CumbuCOR realiza uma residência com quatro artistas nordestinos, que passarão por vivências e trocas culturais junto à comunidade.

O windsurf integra a paisagem da Praia do Cumbuco | Foto: Gerlan Silva

Caucaia – CE. Situada no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), litoral oeste do Ceará, Cumbuco é uma pitoresca vila de pescadores que atrai turismo nacional e internacional. Além da proximidade com a Capital, tem atrativos que vão além do mar e das dunas de areia branca.

Conta com um pequeno e movimentado centro de vilarejo construído ao redor da praça principal junto à praia, com um mercado de peixe fresco, muitos coqueiros e diversas barracas.

Voltada ao Oceano Atlântico, com temperaturas amenas e ventos alísios de sudeste fortes e consistentes de julho a janeiro, Cumbuco também possui condições perfeitas para a prática de kitesurf e windsurf. Segundo os kitesurfistas, as dunas atrás da vila ajudam a criar um efeito térmico que potencializa a velocidade do vento.

Dia do Kite

Em 2018 o Estado do Ceará instituiu, em 1º de agosto, o Dia do Kitesurfista e do Kitesurf. Para celebrar a data, neste 2021, a Associação de Kitesurf de Caucaia (Akca) e o Cumbuco Social, com apoio da Prefeitura de Caucaia e da Federação de Vela do Ceará, Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (Imac) e Colônia de pescadores Z-7, realizarão uma competição de kitesurf em duas modalidades: Regata Livre (corrida entre boias) e Big Air (voo, altura, dificuldade e estilo). A ação tem patrocínio oficial da Solar, e de mais 28 patrocinadores, e apoio cultural do CumbuCOR.

“O celebrar é um ato histórico, é um rito genético da vida em sociedade. Celebramos há milhares de anos e ainda no presente celebramos. O ato social de celebrar não é apenas festivo, mas também apreciativo. A comunidade de kitesurf de Caucaia, no dia 1º de agosto, comemora o esporte, uma paixão que compartilhamos, que nos faz felizes, e que por sua vez, é o nosso suporte econômico. E aproveitamos para agradecer. Agradecemos as riquezas destas terras: o vento, o sol e o mar. Vamos cuidar deles. Obrigado e bons ventos!” exalta Juan Cruz Ganza, o “Juancho”, presidente da Akca.

A competição é aberta para atletas profissionais e iniciantes, e já engajou mais de 60 kitesurfistas nas categorias juvenil, mulheres e homens. Além de mobilizar praticantes de kite, a celebração tem um ar especial neste ano, de Educação Ambiental, com a adesão ao Movimento Praia Limpa. Como incentivo, a inscrição na competição é um vídeo onde o competidor realiza uma limpeza de praia espontânea.

A prática do kitesurf tem uma conexão direta com a economia e cultura local da região do Cumbuco, que começa a ter mais movimento econômico nesta alta temporada, após meses retraída pela pandemia da Covid-19.

“O Dia do Kitesurf é muito importante para comunidade do Cumbuco. Para além de todo o prazer e benefício do esporte, é o kitesurf que movimenta a economia local. É por causa do kitesurf que há demanda local por instrutores e expansão de negócios como barracas, restaurantes, pousadas, hotéis. No Kite Day não estarão presentes só os kitesurfistas, mas pecadores, vendedores de praia, escolas, uma comunidade inteira comemorando a chegada da temporada, o início dos ventos”, afirma Milena Lima, nativa do Cumbuco, atleta e instrutora de kitesurf e campeã na categoria hidrofoil.

Praia Limpa

A problemática de resíduos sólidos no oceano, principalmente o plástico, vem ganhando foco nos últimos cinco anos, após uma pesquisa que indica que mais de 8 milhões de toneladas de resíduos plásticos vão para os oceanos anualmente. O Kite Day contribui diretamente para conscientizar praticantes de kite e usuários das praias sobre a importância de manter as praias limpas.

“O ano de 2021 marca o início da Década dos Oceanos, declarada pela Organização das Nações Unidas. Ter a oportunidade de apoiar a Akca e o Projeto Cumbuco Social a
realizarem essa celebração do Dia do Kite no Cumbuco, ao estimular limpezas de praia como inscrição, nos ajuda a conversar com os praticantes de kitesurf de uma forma diferente sobre questões ambientais. Atrair todos os usuários dos nossos lindos oceanos para serem protagonistas de soluções nos ajuda a trilhar um futuro onde todos impactamos diretamente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” relata Deborah Lilienfeld, diretora de desenvolvimento sustentável do Winds for Future.

A Akca informa que realizará o Kite Day, domingo, 1º de agosto de 2021, das 8h às 18h, em frente ao Alizé e Outro Beach (próximo a Vila Coqueiro), com respeito às medidas de distanciamento social e prevenção à Covid-19. Todos os participantes em terra devem utilizar máscaras e será disponibilizado álcool para higienização durante o evento.

Apoio ao kitesurf

A Akca tem como missão administrar, dirigir, apoiar, instruir, difundir e incentivar a prática do kitesurf, em todos os níveis, especialmente, no município de Caucaia. A AKCA desenvolve projetos sociais e solidários para a melhoria de toda a comunidade, entre eles o Kite Day, dia 1º de Agosto.

O Projeto Cumbuco Social realiza atividades de Educação Ambiental com crianças da região do Cumbuco e Cauípe, na faixa etária entre 7 e 12 anos, que vivem algum tipo de vulnerabilidade social. Semanalmente o Projeto Cumbuco Social realiza oficinas de artes, educação ambiental e yoga com as crianças e jovens.

Ventos para o Futuro

O Winds for Future (W4F) surgiu em 2019, no Ceará, com um movimento com um festival a fim de criar um ecossistema disruptivo para debater e compartilhar conhecimentos, gerar networking, abrir espaço para novas oportunidades de negócios de impacto positivo.

Experiências imersivas e entretenimento com música, gastronomia, sol, mar e, claro, ótimos ventos fazem parte desse encontro pela construção de novos futuros, com o compromisso de apoiar e implementar atividades que contribuam para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foram criados modelos inovadores de parcerias público-privada e com startups que impulsionam o desenvolvimento da economia circular em diferentes regiões do Ceará.

Residência Artística

Desde janeiro, pontos da Vila vêm sendo coloridos pelo CumbuCOR

Desde 2018, o CumbuCOR proporciona para toda a Vila de Pescadores do Cumbuco, principalmente para as crianças e adolescentes, uma experiência cultural ainda não
vivenciada pela maioria deles. De 16 a 21 de agosto de 2021, o CumbuCOR – projeto de cunho social, sem fins lucrativos – realiza uma residência com quatro artistas exclusivamente nordestinos, que passarão por vivências e trocas culturais junto à comunidade, como conhecer personalidades do Cumbuco, praticar kite, passear de jangada e intercambiar informações com a comunidade. Durante a residência, cada artista vai fazer um mural feito para a comunidade.

Ao finalizar as ações da residência artística, os moradores, artistas, visitantes e todos envolvidos, terão vivido uma experiência única e transformadora, com diversas
frentes artístico-culturais, que incluem intervenções artísticas, palestras, oficinas, atrações musicais, circenses, teatrais, cinema infantil e brinquedos.

De 16 a 20 de agosto serão realizados murais e intercâmbio cultural, dentro da vila de pescadores do Cumbuco. No dia 21 de agosto está prevista uma confraternização de encerramento no Centro de Apoio ao Turista (CAT), aberta ao público, com distribuição de pipoca e algodão doce, disponibilização de pula-pula para as crianças, masterclass com os artistas convidados e mais ações como palestras, oficinas, aulas, exposição, apresentações artísticas (músicos, atores, dançarinos, circense, etc.) montada por inscrição.

Apesar de ser um espaço bem amplo, os organizadores garantem que haverá controle de entrada para conter aglomerações, todos deverão estar de máscara e terá pontos com álcool em gel.

O CumbuCOR de Verão já realizou, neste 2021, a transformação de torres de observação dos guarda-vidas da Praia do Cumbuco, em janeiro de 2021, de forma a criar um diálogo entre arte e a salvatagem. As intervenções nas torres, realizadas pelos Artistas do Ponto Coletivo (Batalha, Victor e Letícia) com assistência de Sara Beneduce, Artista Zé Victor com assistência da Mar (Marcela de Quintieri), seguiram referências e elementos comuns ao meio ambiente e da atividade, com fauna, paisagem e cultura local.

Outra intervenção foi realizada em maio, no Estaleiro Z7 da Colônia de Pescadores Z-7, onde as jangadas são concertadas e construídas, lugar simbólico de grande saber tradicional, uma homenagem realizada pelas mãos da artista Cigana (Erika Miranda) para os nativos do Cumbuco e uma chamada para que não se deixe acabar com as culturas ancestrais e originais.

Galeria de arte urbana

O CumbuCOR tem a proposta de criar uma grande galeria de arte urbana a céu aberto, mostrando que arte, cultura e lazer, podem transformar a realidade dos moradores ao deixar o espaço mais interessante e elevar a autoestima da comunidade com um leque de possibilidades culturais. O CumbuCOR também visa atrair turistas que antes só frequentavam a faixa de areia num fomento ao Turismo Cultural.

Mais informações:

Associação de Kitesurf de Caucaia (Akca)
E-mail: akcaucaia@gmail.com
Instagram @akcaucaia
Website: https://www.akca.com.br

Projeto Cumbuco Social
E-mail: akcaucaia@gmail.com
Instagram @cumbucosocial

Winds for Future
Instagram: @windsforfuture / @hubcumbuco

CumbuCOR
Instagram: @cumbucor

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: