Saiba como criar uma horta de temperos em sua casa ou apartamento

É preciso cuidar bem para que as hortaliças se desenvolvam adequadamente e a horta se mantenha sempre viva e linda

Fortaleza – CE. Ao contrário do que muitas pessoas pensam é possível sim fazer a sua própria horta em sua casa ou apartamento, mesmo com espaços reduzidos. Para tal, basta usar a criatividade para cultivar temperos e levar mais beleza e saúde para o seu lar.

Para começar, o jardinista Fabrício Pereira preparou uma lista com alguns temperos fáceis de cultivar, que poderão fazer toda a diferença na alimentação do dia-a-dia.

Manjericão é o primeiro da lista, pois é útil, ocupa pouco espaço e é muito fácil de manter, pois não exige tantos cuidados. Ele se adapta bem até em vasos. O manjericão roxo e manjericão branco são ótimos para sua horta particular.

Pimenta é a segunda dica, que tanto traz um colorido à sua casa quanto dá um toque especial às refeições e é fácil de cultivar em vasos. Bom exemplos são: dedo de moça e malagueta.

Hortelã dá um toque todo especial aos alimentos e sucos. Porém, vale ressaltar a importância de mantê-la separada de outras plantas, pois seu aroma forte e velocidade em que sua raiz se espalha prejudicam o crescimento de outras plantas.

Com uma listinha básica de quais temperos utilizar, é hora de preparar o espaço para receber essas belezuras. Uma horta “cabe em qualquer cantinho e pode até dar um toque especial na ambientação do lar”, revela Fabrício.

Dicas

1) Os vasinhos podem ser colocados sobre paletes de madeira, dando um ar mais rústico e despojado à horta, que pode ficar na varanda, jardineira, cozinha ou área de serviço.

2) Aquela lata de leite que seria descartada pode ser transformada em vasinhos com ar industrial ou retrô com pintura na cor de preferência.

3) Potes de vidro também podem abrigar as plantas, tanto em bandejas quanto em prateleiras.

Depois dessas dicas não tem mais desculpa. Hora de colocar a mão na terra e preparar sua horta particular. Mas é importante lembrar que é preciso cuidar bem para que as hortaliças se desenvolvam adequadamente e se mantenham sempre vivas e lindas.

Fabrício explica que, em geral, “as hortaliças precisam de muita luz natural. Por isso, é importante escolher um local perto da janela, por exemplo, para montar a sua horta.

As folhas amareladas e secas enfraquecem a planta, então, é importante tirar sempre. Mas nunca arranque os galhos com as mãos. Utilize sempre tesouras. Algo muito importante: jamais, em hipótese alguma encharque a terra, pois a rega descontrolada causa fungos,” pontua o jardinista.

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: