Projeto com aves migratórias engaja comunidades litorâneas do RN

Serão desenvolvidas atividades de comunicação com foco na conservação das aves limícolas migratórias | Foto: Jorge Dantas

Galinhos / Guamaré / Macau – RN. No último mês, a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) foi contratada pela Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (Save Brasil) para desenvolver estratégia de Comunicação Social para o Projeto Flyways Brasil, realizado no Rio Grande do Norte. As organizações desenvolverão atividades de comunicação com foco na conservação das aves limícolas (aves que se alimentam de invertebrados escondidos na lama) migratórias.

Todos os anos essas aves fogem do rigoroso inverno ártico e da baixa oferta de alimentos nos países do Hemisfério Norte e Sul, para encontrar abrigo nas regiões tropicais ou subtropicais das Américas Central e do Sul.

No Brasil, especialmente na Bacia Potiguar, as aves encontram farta alimentação no estuário de rios e manguezais. Os sítios de alimentação, como são chamadas essas áreas, permitem a reposição da energia necessária para que as aves retornem ao seu local de origem e, então, iniciem um novo ciclo reprodutivo.

Dentre as 21 espécies de aves limícolas observadas na região pela Save Brasil, quatro encontram-se na Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção: o maçarico-rasteirinho, o maçarico-de-papo-vermelho, o maçarico-de-costas-brancas e a batuíra-bicuda.

O objetivo do projeto é engajar as comunidades locais e demais atores na conservação das aves e proteção de áreas úmidas, tão importantes às espécies. Serão contemplados os municípios de Galinhos, Guamaré e Macau, áreas que apresentam maior incidência das aves e onde a Save Brasil já realiza o monitoramento populacional das espécies.

Segundo a diretora de Comunicação da Adel, Evilene Abreu, a estratégia de comunicação que será desenvolvida junto com a Save Brasil, busca envolver os diversos atores e setores das comunidades para reconhecimento da área como Sítio da Rede Hemisférica de Reservas e Aves Limícolas (WHSRN).

“Nós temos uma responsabilidade imensa de preservar os ecossistemas e estamos muito satisfeitos por contribuir com a conservação de várias espécies em extinção e a oportunidade de desenhar essa estratégia de Comunicação”, destaca.

Projeto Flyways Brasil

O Programa de Conservação de Aves Limícolas – Projeto Flyways Brasil é uma iniciativa da Save Brasil, em parceria com o Instituto Neoenergia. Os objetivos principais do projeto, ainda em andamento, são: monitorar espécies de aves limícolas na Bacia Potiguar; engajar as comunidades locais na conservação das aves limícolas; e promover a conservação de habitats importantes para aves limícolas com foco na valorização dessas aves.

Em maio de 2016, a Save Brasil completou o primeiro ano de trabalho do projeto Flyways Brasil junto com o Instituto Iberdrola Brasil para a conservação de aves limícolas. As regiões de monitoramento são Mangue Seco (BA), Ilha da Restinga (PB), Baia Potiguar (RN) e Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS). Ao término de um ano, os pesquisadores perceberam que a Bacia Potiguar destacou-se como o sítio que abrigou o maior número de aves limícolas, com pico em março de aproximadamente 2.300 indivíduos.

Fontes:

Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel)
Programa de Conservação de Aves Limícolas (Projeto Flyways Brasil)

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: