Prefeitura de Fortaleza anuncia novas ações de coleta seletiva

Por Alice Sales
Colaboradora

Coordenado pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), o novo programa  propõe a ampliação da infraestrutura, campanhas de conscientização e aperfeiçoamento dos projetos sociais

Fortaleza – CE. O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, apresentou, nessa terça-feira (3), o novo programa de ações de coleta seletiva e limpeza urbana a ser implantado ao longo de 2020 na cidade. O projeto foi anunciado durante uma coletiva de imprensa no Paço Municipal. Na ocasião, também foi apresentado um balanço dos avanços alcançados com as melhorias implantadas na cidade durante a atual gestão municipal, no sentido de tornar a cidade cada vez mais consciente quanto ao descarte correto de recicláveis e resíduos sólidos.

Coordenado pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), o  programa propõe a ampliação da infraestrutura, campanhas de conscientização e aperfeiçoamento dos projetos sociais com o intuito de oferecer à população mais alternativas para a correta destinação de resíduos e reduzir os impactos negativos ao meio ambiente.

O projeto prevê a implantação de  200 ilhas ecológicas, que funcionarão como pontos de coleta seletiva espontânea para a população e devem ficar em áreas de grande geração de lixo reciclável.

Além disso, catadores de resíduos sólidos e carroceiros receberão triciclos e carroças como iniciativas dos programas Re-ciclo e E-carroça. Ao todo serão entregues 90 triciclos às associações de catadores e serão beneficiados 780 carroceiros, que receberão novas carroças.

O projeto para a melhoria da limpeza na cidade e conscientização da população, em execução desde 2015, inclui os 65 Ecopontos que foram implantados em todas as Regionais e oferecem o benefício do Programa Recicla Fortaleza que dá créditos para desconto na conta de energia elétrica em troca de resíduos recicláveis.

Com os 65 Ecopontos em funcionamento, até o momento, a Prefeitura contabiliza mais de 120 mil toneladas de materiais recicláveis coletados. Ainda segundo a gestão municipal de Fortaleza, como resultado, o programa Recicla Fortaleza gerou um benefício de R$ 613.706,37 distribuídos na conta de energia para um total de 26.507 usuários cadastrados no sistema. Atualmente, os Ecopontos que mais recebem resíduos recicláveis são: Sapiranga, Fátima, Varjota, Messejana, Leste Oeste e Barra do Ceará.

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: