Pequenas e grandes empresas do Ceará voltam o olhar para a Sustentabilidade

O Encontro do Ceará Sustentável fez parte da Semana do Meio Ambiente do Beach Park, que conta com atividades até o dia 29 de junho | Foto: Bruno Gomes

O mês de junho está acabando e, no Estado do Ceará, ainda se fala em Sustentabilidade. Isso pode sinalizar que bons ventos começam a alcançar os setores mais arredios a um modo de vida e negócios mais antenados com o equilíbrio do tripé ambiental, social e econômico do Desenvolvimento Sustentável.

A manhã desta terça-feira, no auditório do Beach Park – complexo turístico localizado na praia de Porto das Dunas, em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza, que abriga um park aquático considerado o maior da América Latina – foi ocupado por pessoas, empresários, executivos, dirigentes de negócios que vêm voltando as suas ações para a Sustentabilidade.

Ticiana Rolim, C. Rolim Engenharia | Foto: Bruno Gomes

Ticiana Rolim, da C. Rolim Engenharia, falou sobre uma empresa com alma, que monta praças públicas itinerantes nos terrenos em que vai erguer seus novos empreendimentos; realiza mutirões para garantir moradias dignas aos seus colaboradores; recorre à tecnologia para melhorar processos e o desempenho das edificações e termos de consumo de recursos naturais e produção e destinação de resíduos sólidos, líquidos e gasosos; se comprometeu em plantar 40 mil árvores em quatro anos para comemorar seus 40 anos de existência.

Murilo Pascoal, Beach Park | Foto: Bruno Gomes

Murilo Pascoal, CEO do Beach Park, destacou, por sua vez, que a atividade recicla 36 milhões de metros cúbicos de água por ano, utiliza 95% de energia de fontes renováveis; estabeleceu parceria com a ONG Oito Vidas para adotar melhores práticas com os gatos da área; conta com a colaboração da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) para reduzir o impacto no processo de desova das tartarugas; conquistou a certificação de Gestão Ambiental (ISO 14000) e de Segurança Alimentar (ISO 22000); realizou mais de 50 ações de Educação Ambiental com limpeza de praia e no bairro.

Rodrigo Carvalho, A Tal da Castanha | Foto: Bruno Gomes

Rodrigo Carvalho, diretor da Positive Brands, apresentou A Tal da Castanha, com destaque para os princípios de verdade, ética, autenticidade e vontade de tonar o mundo melhor da Amêndoas do Brasil, ao estimular um consumo mais consciente e saudável, com foco em alimentos sem aditivos, conservantes, aromas artificiais, na forma de leite vegetal, snacks, pastas e shakes proteicos. A empresa foi a primeira cearense e conquistar o Selo B, ao beneficiar e comunidade e o meio ambiente ao mesmo tempo.

Sérgio Maffioletti, Grupo JCPM | Foto: Bruno Gomes

Sérgio Maffioletti, gerente de Sustentabilidade do Grupo JCPM, ressaltou que os empreendimentos buscam ocupar áreas com potencial para evoluir e estabelece medidas de impacto positivo para as comunidades do entorno dos seus centros de compras com base no tripé da Sustentabilidade;  formação e geração de empregos; e adoção de uma Arquitetura Bioclimática, incluindo pioneirismo na construção de centrais de resíduos aliadas em parceria com cooperativa de catadores.

Priscilla Veras, na Muda Meu Mundo | Foto: Bruno Gomes

Priscilla Veras, enxergou, na Muda Meu Mundo, uma startup de impacto, uma forma de romper o ciclo de exploração dos agricultores familiares, responsáveis por 70% dos alimentos consumidos no País, ao treinar, certificar e facilitar o escoamento de uma produção sustentável, num processo de Comércio Justo que começou em feiras e hoje ocupa a primeira prateleira do tipo, no Mercadinho São Luiz, onde o consumidor visualiza o percentual do agricultor, da empresa e do supermercado, garantindo, também, um preço final justo por um alimento saudável.

Haroldo Rodrigues Júnior, in3citi | Foto: Bruno Gomes

Haroldo Rodrigues Júnior, da in3citi, apresentou a Comunidade B no Ceará, parte de um movimento global que visa romper o modelo tradicional de se fazer negócios com o pressuposto de que, se não são sustentáveis, não vão gerar impactos na sociedade; sendo a Certificação B um compromisso de transformar vidas, fazendo a conexão direta entre a Sustentabilidade e a longevidade da atividade. São 125 milhões no mundo, sendo 153 no Brasil e apenas três no Ceará: a in3citi, A Tal da Castanha e a Selletiva.

Ana Lúcia Mota, Cerbras | Foto: Bruno Gomes

Ana Lúcia Mota, da Cerbras, impactou os presentes com a sua simplicidade ao falar sobre como deu a volta por cima de todas as adversidades pelas quais o seu negócio passou e ainda fez questão de melhorar seus processos, não apenas para garantir a sustentabilidade econômica, mas para reduzir o impacto da sua produção sobre os recursos naturais. Seus caminhos não foram muito pensados ou lineares, mas a vontade de seguir em frente a impulsionar a levar seu objetivo adiante de forma inspiradora.

Alana Barros, Solar Coca Cola | Foto: Bruno Gomes

Alana Barros mostrou como a Solar Coca-Cola, segunda maior engarrafadora de capital nacional, tem lidado com disponibilidade, acesso e eficiência em relação à principal matéria-prima de uma produtora de bebidas, a água, um trabalho desenvolvido em quatro estados, com 15 ONGs e 40 mil beneficiados. Apresentou, ainda, um trabalho de capacitação, conectividade, empoderamento, inspiração e  oportunidades de emprego que já impactou 68 mil jovens.

Inovação inspiradora

“Todo ano nós fazemos um evento sobre Sustentabilidade. Desta vez decidimos levantar uma discussão sobre o papel das empresas nessa busca diária por uma sociedade ambientalmente mais responsável. A ideia foi destacar as boas práticas em diversos setores para fortalecermos juntos o Desenvolvimento Sustentável no Ceará”, afirmou Murilo Pascoal.

O Encontro do Ceará Sustentável fez parte da Semana do Meio Ambiente do Beach Park, que conta com atividades até o dia 29 de junho, como o replantio de mudas nativas na área da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Pacoti, em parceria com escolas do município de Aquiraz; uma ação de limpeza da praia envolvendo a comunidade da região; e um treinamento para o manejo da fauna marinha (tartarugas e mamíferos), a ser ministrada pelos profissionais da Aquasis e voltada para responsáveis dos condomínios e dos estabelecimentos comerciais da região do Porto das Dunas.

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: