Natura realiza ações de fomento à cadeia de reciclagem de materiais pós-consumo

A Natura integra o Programa Dê a Mão para o Futuro (DAMF), iniciativa multissetorial que promove a reciclagem de materiais

Para apoiar os profissionais que integram a cadeia de reciclagem de resíduos, um dos setores mais impactados no contexto da pandemia da Covid-19, a Natura intensifica compromissos com fornecedores de embalagens, cooperativas e catadores no Brasil e na América Latina.

Por meio de iniciativas como o Programa Natura Elos e Dê a Mão para o Futuro (DAMF), ligadas à reciclagem de resíduos urbanos, as ações incluem orientações de cuidado e prevenção, doação de sabonetes e apoio financeiro.

A fim de diagnosticar pontos de maior vulnerabilidade, a empresa realizou escuta de campo com as cooperativas que integram a cadeia de fornecedores no Brasil e nos países da América Latina.

Como resultado, reuniu orientações sobre o acesso à Renda Básica Emergencial do Governo no Brasil e promoveu a doação de 53 mil produtos de higiene pessoal, além de oferecer apoio financeiro aos cooperados com uma renda complementar. Cerca de 16 mil cooperados fazem parte da rede de catadores que atuam ao lado da Natura e também de associações parceiras.

A Natura integra o Programa Dê a Mão para o Futuro, iniciativa multissetorial que promove a reciclagem de materiais. Com mais de 210 empresas associadas, o Programa é organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) com a participação da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza (Abipla) e Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi).

As 156 cooperativas e associações de catadoras e catadores parceiros estão localizadas em 21 Estados brasileiros. Em 2019, o DAMF expandiu o sistema de logística reversa para mais regiões, entre elas o Nordeste, com abrangência nos estados do Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

A Associação Cearense dos Trabalhadores em Resíduos Recicláveis (Reciclando), Associação dos Agentes Ambientais Rosa Virginia e Sociedade Comunitária de Reciclagem de Lixo do Pirambu (Socrelp), localizadas em Fortaleza, são alguns destes parceiros.

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: