Jovens se mobilizam no Desafio Ilha Sustentável

Itaparica (BA). Jovens estudantes dos munícipios de Itaparica e Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, na Bahia, se mobilizaram para o 1º Desafio Ilha Sustentável, no qual desenvolveram propostas com foco em soluções práticas para problemas socioambientais enfrentados na região, a partir de três eixos temáticos: Educação Ambiental, Tecnologias para Sustentabilidade e Turismo Sustentável.

A imagem mostra três jovens sorridentes ao ar livre, segurando caixas de tablets Lenovo Tab M9. Eles estão vestidos com camisetas brancas personalizadas e cordões com credenciais pendurados no pescoço. O fundo apresenta um cenário de praia com coqueiro e grama verde.
A Equipe Sustentare tirou o 1º lugar na categoria Escola Pública | Foto: Nelson Brito Jr

A ação envolveu um total de 82 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio de nove escolas públicas e privadas, que formaram um total de 15 equipes compostas por grupos de três a cinco estudantes cada. Das 15 propostas inscritas, seis se tornaram finalistas. As equipes premiadas foram escolhidas por votação popular, que somou 95.786 votos, e ganharam celulares, tablets e fones de ouvido. As campeãs do Desafio, realizado pelo Village Itaparica, terão apoio para dar andamento às iniciativas propostas.

Soluções socioambientais

“Vim de família de catadores, quando era criança catava latinha para ajudar e sempre vi que a população precisa de alimento. Então, pensei que levar isso em conta seria importante para que as pessoas da região pudessem interagir com o nosso projeto”, explica Rebeca Maria Santos, 17 anos, que faz parte da Equipe Sustentare, primeira colocada do Desafio Sustentável na categoria Escola Pública, com o projeto Econsciência, que propõe um incentivo para trocar resíduos recicláveis, como vidro, papel e plástico, por um quilo de alimento.

Ao celebrar a vitória, a jovem conta já ter feito parcerias com mercados da região para viabilizar a iniciativa. O mentor da equipe, Edmilson Barbosa, que atua no Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento, reforça que foi desafiador e gratificante orientar Rebeca e seus colegas: “é importante para o jovem se ver como protagonista, como quem pode transformar a realidade na prática”.

É o caso também de Milene Valasques do Sacramento, de 14 anos, integrante da equipe Plano Sustentável, que reúne outras três adolescentes, primeira colocada na categoria Escola Particular com o projeto Consciência Verde, que visa a criação de grupos locais liderados por jovens para conscientizar moradores da Ilha de Itaparica sobre educação ambiental e descarte de resíduos. “Eu quero continuar com esse projeto porque a gente tem que mudar Vera Cruz, uma ilha tão bonita, não pode ficar como está. Precisamos trazer essa consciência para as pessoas, de porta em porta, ensinando a fazer o descarte certo de resíduos, a fazer compostagem, falar sobre meio ambiente”, comenta.

Protagonismo juvenil

A imagem mostra quatro jovens sorridentes ao ar livre, exibindo medalhas douradas penduradas em cordões no pescoço. Cada uma está vestida com uma camiseta branca decorada com um desenho estilizado, provavelmente parte de um uniforme ou tema. Todas usam shorts jeans, uma dela usa uma flor vermelha no cabelo. O fundo inclui um cenário de praia com coqueiro e grama.
A Equipe Plano Sustentável tirou o 1º lugar na categoria Escola Privada | Foto: Nelson Brito Jr

O resultado do Desafio Ilha Sustentável foi divulgado no sábado, 23 de novembro, em ação que reuniu jovens, seus mentores e familiares, no Village Itaparica, instituição à frente do Desafio e que promete realizar próximas edições com envolvimento da comunidade.

Adriana Muniz, Gerente ASG (Ambiental, Social e Governança) – em tradução do termo ESG, como gosta de frisar, idealizadora e entusiasta da iniciativa, falou sobre a importância de aproximar o jovem da pauta socioambiental da Ilha de Itaparica, que fica em frente a Salvador, do outro lado da Baía de Todos os Santos: “os jovens são os protagonistas e multiplicadores. Com o Desafio, eles podem perceber que são capazes de buscar soluções efetivas para a melhoria de suas comunidades, ampliando os conhecimentos da sala de aula, trazendo para a prática”.

“Observamos, a partir das ideias trazidas por eles, que a maior preocupação ambiental desses jovens hoje é o descarte inadequado dos resíduos sólidos, somado à falta de uma educação ambiental e de políticas públicas efetivas”, conclui.

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