Por Alice Sales
Colaboradora
Membros do Grupo Escoteiro Eudoro Correia se reunirão, na tarde deste sábado (15), para atividades ecológicas no Ecomuseu Natural do Mangue, em Fortaleza. A iniciativa faz parte da 28º edição do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica, promovida anualmente pela Associação Escoteiros do Brasil, que conta com mais de 120 mil associados entre jovens e adultos de todo Brasil.
Na ocasião, os jovens escoteiros terão a oportunidade de conhecer um pouco do ecossistema, fauna e flora, além de realizar atividades de plantio de mudas e reflorestamento com o intuito de despertar a consciência ambiental.
João Marcelo, presidente do Grupo Escoteiro Eudoro Correia, ressalta a importância desta atividade para a formação dos jovens escoteiros: “Essa ação contribui diretamente para o desenvolvimento e conscientização ambiental dos jovens, de modo que eles percebam a importância da preservação da natureza e os impactos que as nossas atitudes do cotidiano causam no meio ambiente”.
Grupos escoteiros de todo País realizarão atividades com temáticas ambientais, em diferentes lugares, como programação do 28º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica.
Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica
O 28° Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica é uma grande oportunidade para reflexão sobre a importância do Meio Ambiente. Alinhados ao tema anual dos Escoteiros do Brasil para 2019 – Escotismo: uma Aventura Saudável – este é um momento de buscar equilíbrio com o meio ambiente, e garantir um futuro melhor e mais saudável para todos.
A saúde também é um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e junto à ONU Meio Ambiente, neste ano será feito um trabalho em busca de um meio ambiente mais equilibrado, diverso e saudável.
Em uma ação simultânea no País inteiro, a iniciativa é parte das atividades estratégicas dos Escoteiros do Brasil, e dá direito ao Distintivo da ação, que compõe o listel anual. Além disso, é uma oportunidade aos participantes de conquistarem a Insígnia Mundial do Meio Ambiente (IMMA), que integra o Programa Escoteiro voltado para consciência ambiental dos jovens.
Ecomuseu Natural do Mangue
Fundado em janeiro de 2001, o Ecomuseu Natural do Mangue está situado na Área de Proteção Ambiental (APA) da Sabiaguaba. O espaço tem como missão documentar e criar mecanismos museológicos sobre os manguezais, coletar, arquivar, e conservar bens materiais e imateriais, além de difundir a importância desse ecossistema. O espaço conta com atividades de Educação Ambiental, Ecoturismo, Lazer e Esporte e aulas de campo.
Serviço:
O que: Concentração para o mutirão: Colégio Espaço Aberto
Quando: 15 de junho – 13h30
Taxa de participação: R$ 10