Banco de sementes para produtores de mandioca será criado na Paraíba

O objetivo da ação da UFPB é fortalecer o sistema produtivo da mandioca na região | Foto: Maya A.P / Pixabay

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (Idep), articula criação de banco de sementes para produtores de mandioca na Paraíba, no município de Mari, Região Geográfica Imediata de João Pessoa, a 60 Km da capital.

Nesta unidade conservadora de material genético de uso imediato ou com potencial de utilização futura, serão inseridas novas variedades do arbusto. A ação tem o objetivo de fortalecer o sistema produtivo da mandioca na cidade e na região. Trabalhadores rurais de Santa Rita, Pilar, Mataraca, Mamanguape, Alagoinha e Sertãozinho também serão beneficiados.

Tratos culturais adequados, articulação para a implantação de unidade de processamento e beneficiamento da mandioca e capacitação focada na agregação de valor aos seus derivados, com uso de técnicas para a ampliação da utilização das raízes, das folhas e dos resíduos, estão no horizonte das ações a serem implementadas.

Atualmente, segundo o Idep/UFPB, o município de Mari é o maior produtor de mandioca em termos de área cultivada. No entanto, sua produtividade é baixa, devido a técnicas de cultivo ultrapassadas e à ocorrência de uma nova praga ainda não identificada. A cidade já teve 32 casas de farinha e hoje só possui duas.

Discussões e resoluções

Grupo de Trabalho (GT) foi criado para discutir, formular e construir diretrizes e coordenar as atividades. Representam a UFPB os pesquisadores Maria Gorete de Figueiredo e Adailson Pereira de Souza.

Um seminário com os trabalhadores rurais, para inteirá-los sobre a situação produtiva e encaminhamentos, foi realizado no dia 24 de março, em Mari.

Essas resoluções foram definidas no dia 7 de março, por representantes do Idep/UFPB e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário do Município de Mari (PB), junto ao Banco do Nordeste (BNB), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entre outros.

Fonte: Ascom / UFPB

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: