Tecnologias voltadas ao desenvolvimento do Semiárido são discutidas em Brasília

Instituições como o MCTIC, MDR, ANA, Insa e Codevasf participaram da oficina | Foto: CGEE

O Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE), organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), reuniu, na semana que passou, um grupo de instituições em oficina de trabalho, realizada em Brasília, para debater a criação de um portfólio de tecnologias de apoio ao Desenvolvimento Sustentável do Semiárido.

Entre as instituições participantes estavam o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a Agência Nacional de Águas (ANA), o Instituto Nacional do Semiárido (Insa), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o MCTIC.

O portfólio em discussão deverá ser empregado na identificação, na organização e na disponibilização de informações técnicas, gerenciais e institucionais de tecnologias disponíveis – e com aplicações testadas – para promoção de Desenvolvimento Sustentável no Semiárido. A ferramenta envolverá áreas como recursos hídricos, agricultura de sequeiro, agricultura irrigada, pecuária, aquicultura e energia renovável.

“O portfólio, que poderá ser consultado via internet, servirá de subsídio à tomada de decisão de agentes públicos e também poderá orientar iniciativas de cidadãos e entidades civis voltadas ao desenvolvimento de áreas de Semiárido”, explicou Renato Brito Chaves, representante da Codevasf no encontro. Ele acrescentou que a oficina buscou formar parcerias e discutir procedimentos para a construção da ferramenta.

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: