Seminário internacional foca convivência sustentável com o clima Semiárido

Estão abertas as inscrições para o 7º Seminário Internacional de Convivência com o Semiárido do Centro Xingó, que será entre 1 e 4 de dezembro em formato híbrido: on-line e presencial, com participação controlada, em atendimento às medidas de segurança contra a Covid-19

O Centro Xingó é um gerador de conhecimentos, métodos e procedimentos aplicáveis à produção do Semiárido sob a gestão compartilhada entre a Seagri-AL e o IABS | Foto: Maristela Crispim

Piranhas – AL. Estão abertas as inscrições gratuitas para o 7º Seminário Internacional de Convivência com o Semiárido. O tema desta edição é “O Semiárido em movimento: outros futuros possíveis”. O evento será realizado entre os dias 1 e 4 de dezembro em um formato híbrido: transmissão on-line, ao vivo, e presencial via polos – espaços criados para incluir populações com acesso limitado à internet (os locais serão divulgados posteriormente), respeitando todas as medidas de segurança e distanciamento social.

Neste ano, o Seminário trata do papel das organizações da sociedade civil para viabilizar uma convivência mais harmônica e sustentável com as condições climáticas do Semiárido – especialmente durante a pandemia. Entre as principais ações que envolvem o evento, há a Taxa Solidária, a submissão de trabalhos científicos e o Curso Internacional.

A cada edição, é lançada a Taxa Solidária: uma arrecadação coletiva e voluntária, em que os recursos são repassados para uma iniciativa selecionada. Neste ano, o valor será destinado à Associação de Cooperação Agrícola de Goiabal Sítios e Vizinhos, do município de Mata Grande, no Sertão de Alagoas, para a manutenção do equipamento utilizado para debulhar e triturar os grãos – uma parcela importante de fonte de renda da comunidade é proveniente do cultivo de milho e feijão. Os valores de contribuição variam entre R$ 15 e R$50.

Já o Curso Internacional, com o tema: “Empoderamento de lideranças e organizações socioprodutivas do Semiárido: outros futuros possíveis”, será dividido em dois módulos: o primeira, ministrado a distância (EAD), entre 7 e 18 de dezembro; e o segundo, de forma presencial, programado para o início de maio de 2021 (data passível de alteração a depender da manutenção das medidas de segurança contra a Covid-19 e distanciamento social). A data de inscrição para o curso será divulgada oportunamente.

Para mais informações sobre a taxa solidária, o 6º Curso Internacional e o regulamento para submissão dos trabalhos científicos, acesse o site do Centro Xingó.

Convivência com o Semiárido

O Centro Xingó de Convivência com o Semiárido é um gerador de conhecimentos, métodos e procedimentos aplicáveis à produção do Semiárido sob a gestão compartilhada entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura de Alagoas (Seagri-AL) e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS).

O Centro Xingó integra as ações previstas no Termo de Cooperação Técnica assinado entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) para apoio, organização, sistematização e divulgação de boas práticas de combate à desertificação e convivência com o Semiárido.

Desenvolvimento agrícola

O IICA é o organismo internacional especializado em Agricultura do Sistema Interamericano. Sua missão é estimular, promover e apoiar os esforços de seus 34 Estados-membros para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, por meio da cooperação técnica internacional de excelência.

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: