Parte da Plataforma 100+ da Cervejaria Ambev, o programa recebeu mais de 400 inscrições no Brasil, o maior número em todo o mundo. As startups Molécoola, RSU Brasil e Tampec irão desenvolver pilotos na etapa global do programa; outras duas startups brasileiras também recebem incentivos

A aceleradora global de soluções ambientais da AB InBev vai contar com a presença de três projetos brasileiros entre startups de todo o mundo. A Cervejaria Ambev, na etapa nacional do programa, selecionou a Molécoola, a RSU Brasil e a Tampec como representantes do País para participarem de um treinamento onde os projetos serão acelerados na sede da companhia, em Nova York.

A aceleradora, lançada em junho, com foco em impulsionar propostas que contribuam para a construção de um mundo melhor, visa identificar soluções inovadoras de empreendedores, startups  e acadêmicos. O programa faz parte da Plataforma 100+, lançada recentemente pela Cervejaria Ambev e que reúne ações de impacto positivo para construir um legado sustentável para a sociedade e o meio ambiente pelos próximos 100 anos e mais.

Em paralelo ao treinamento com foco no desenvolvimento do projeto piloto, as startups selecionadas receberão também um investimento de até US$ 100 mil e apoio operacional da companhia na implementação de suas soluções, além de mentoria e acompanhamento de especialistas em sustentabilidade da cervejaria e também de consultores externos.

As startups brasileiras que participarão da etapa global possuem projetos alinhados às metas socioambientais assumidas pela Cervejaria Ambev como compromissos para serem atingidas até 2025 nos pilares: Gestão de Água, Ações Climáticas, Agricultura Inteligente e Embalagem Circular.

 Molécoola
Criou o conceito da primeira loja de nano franquia de reciclagem no Brasil, motivando as pessoas a destinarem seus resíduos para a reciclagem por meio de incentivos em forma de pontos para troca por produtos e serviços.

  RSU Brasil
Desenvolveu uma tecnologia de baixo custo e limpa para transformação de resíduos orgânicos em biomassa para energia, para reaproveitamento do lixo, evitando o simples descarte no meio ambiente e garantindo reciclagem de materiais que antes eram aterrados.

  Tampec
Desenvolveu um sistema de logística reversa que mapeia e centraliza a coleta de embalagens pós consumo. 

 

“Acreditamos no potencial de transformação e impacto positivo dos projetos que escolhemos para representar o Brasil na etapa global da nossa aceleradora. Estamos muito felizes em contar com startups que compartilham do nosso sonho de construir um mundo melhor e sabemos que, ao unir nossos esforços, estamos deixando um legado positivo para os próximos 100 anos e mais”, comenta Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Cervejaria Ambev.

A aceleradora de soluções ambientais conta com apoio institucional do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) que, em parceria com a Cervejaria Ambev, participou da avaliação dos projetos inscritos, garantindo alinhamento dos mesmos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Além das startups brasileiras selecionadas para a etapa global, outros dois projetos nacionais foram escolhidos para receberem um incentivo financeiro, além de treinamentos e mentoria.

 Amana Katu
Desenvolveu sistemas para captação e filtragem de água da chuva para fins domésticos e agrícolas na Amazônia, onde há escassez de água potável para milhões de pessoas, empregando e capacitando grupos de jovens em situação de vulnerabilidade social.
ManejeBem
Criou uma rede social conectar produtores rurais e técnicos, providenciando assistência online a baixo custo, fomentando o desenvolvimento de pequenos negócios e contribuindo para boas práticas no campo. 

Cervejaria Ambev

Unir as pessoas por um mundo melhor. Esse é um sonho destacado pela Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 18 países. No Brasil, são mais de 32 mil pessoas que dividem a mesma paixão por produzir cerveja.

Seu portfólio conta com cervejas, refrigerantes, chás, isotônicos, energéticos e sucos, de marcas reconhecidas como Skol, Brahma, Antarctica, Budweiser, Stella Artois, Wäls, Colorado, Guaraná Antarctica, Fusion, do bem e AMA, a água mineral que destina 100% de seu lucro para projetos que levam acesso à água potável para famílias do Semiárido brasileiro.

Nos últimos cinco anos, a empresa investiu R$ 17,5 bilhões no País e deixou um legado além dos investimentos em ampla plataforma de sustentabilidade. Esse compromisso inclui metas claras e se traduz em quatro pilares: consumo inteligente, água, resíduo zero e desenvolvimento. Esse trabalho é feito com uma rede de parceiros.

Sem Comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para o conteúdo