A ação ocorre de forma gratuita, e visa combater a poluição ambiental e evitar riscos à saúde
Salvador – BA. Cerca de 24.680 lâmpadas fluorescentes já foram descartadas corretamente para reciclagem entre janeiro e abril de 2021, na Bahia. A ação vem sendo desenvolvida por meio do Programa Reciclus, que busca abranger toda a sociedade em um amplo movimento elaborado de coleta de lâmpadas no fim de sua vida útil para a destinação ambientalmente apropriada.
Isso assegura que os materiais não estão sendo descartados de forma a impactar o meio ambiente. Há 10 anos atuando com retorno sustentável e 4 anos trabalhando com logística reversa de lâmpadas no Estado, a empresa Cicloteo é responsável por realizar a coleta de resíduos nocivos ao meio ambiente e efetua o tratamento.
A coleta é realizada de forma gratuita para os baianos por meio de coletores em pontos comerciais para o descarte do material. São recolhidos diversos tipos de lâmpadas, como fluorescente, LED, mista, HD, multi-vapor metálico, vapor de sódio, luz mista e vapor de mercúrio.
De acordo com o responsável técnico ambiental da Cicloteo, Oseias Teodoro, o descarte irregular das lâmpadas pode ser extremamente prejudicial ao meio ambiente e à saúde. A quantidade de mercúrio presente somente em uma lâmpada fluorescente pode contaminar cerca de 20 mil litros de água e, por meio da ingestão direta ou de alimentos irrigados com esta água, pode chegar ao organismo de humanos e outros seres vivos, ocasionando problemas nos pulmões, rins, fígado e todo o sistema nervoso central.
“A contaminação com metais pesados do solo, água, fauna e, consequentemente, os seres humanos, são os principais prejuízos dos descartes e destinação irregular desse material”, alerta Oséias. Além, disso, ele destaca que a coleta e destinação à reciclagem contribui para a minimização da demanda por mais matérias-primas naturais.
Na Bahia existem 83 pontos de coleta. Depois de recolhidas, as lâmpadas são tratadas e os componentes, reciclados. Novos insumos são gerados no processo, e reinseridos na indústria como matéria-prima. “As lâmpadas são inseridas em equipamento onde é realizada a quebra e sopro dos componentes. Posteriormente, são separados por peneiramento de acordo com a granulometria. O pó de fósforo contendo mercúrio tratado e o mercúrio ficam retidos nos filtros”, explica o responsável técnico ambiental.
Além da coleta gratuita para a população, a recicladora já atendeu grandes empresas, na Bahia e em Sergipe, como Ford, Cetrel, Nestlé e Bridgestone e GRI.
Descarte correto na pandemia
Segundo Oseias, uma boa notícia é que, mesmo nesse momento de pandemia de Covid-19, o número de coletas tem aumentado e as pessoas têm se empenhado em contribuir para combater a poluição. A empresa computou um crescimento de 85% no recolhimento desses materiais recicláveis.
“Com o cenário pandêmico, as pessoas tendem a ficar mais em casa, o que, consequentemente, gera mais resíduos. Desta forma, é necessário que se dê o destino correto para cada material de acordo com sua característica química e/ou biológica”, informa.
Em 2021, o programa de coleta se estendeu também para Secretaria de Meio Ambiente da Bahia (Sema/BA) e ecopontos. A Cicloteo também promove ações itinerantes em pontos estratégicos nas cidades baianas e sergipanas.
Pontos de coleta em Salvador
- Assaí Atacadista Pau da Lima/Paripe/Uruguai
- Extra Paralela/Rótula/Vasco da Gama
- Atacadão Barros Reis/Cajazeiras
- Tend Tudo 7 Portas/Pituba
- Mercantil Calçada
- Ferreira Costa
- G Barbosa Costa Azul
- Light Center Rio Vermelho
- Elétrica Capital Djalma Dutra
- Big Bompreço Iguatemi
- Big Bompreço Salvador Norte
Pontos de coleta em Lauro de Freitas
- Atacadão Portão
- G Barbosa
- Tend Tudo
- Mercantil