Atividade tem como objetivo fortalecer a integração das instituições responsáveis pela iniciativa | Foto: Maristela Crispim

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) realizou o Encontro Estadual do Programa Água Doce (PAD), em Teresina (PI), nos dia 10 e 11 de julho, com o objetivo de fortalecer a integração das instituições responsáveis pela execução da iniciativa, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, do MDR. Ainda neste mês, nos dias 25 e 26, o evento será realizado em Fortaleza (CE).

Durante a atividade, foram realizadas capacitações de técnicos dos núcleos gestores e de representantes dos municípios e das comunidades. No centro dos debates, o papel de cada ator na gestão compartilhada dos sistemas de dessalinização, tendo como foco as áreas de saúde e educação das cidades envolvidas. Foram abordados dois aspectos principais: a operação dos sistemas e sua institucionalização como equipamento social para atender com água de qualidade os usuários dos serviços públicos de saúde e educação.

Além de coordenadores e gestores nacionais e locais do PAD, estiveram reunidos representantes de empresas, instituições parceiras e das comunidades atendidas. Houve, ainda, uma oficina de capacitação para a operação dos sistemas de dessalinização.

Calendário

Os encontros já ocorreram nos estados da Bahia, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte. Neste mês, Fortaleza (CE) receberá as atividades, nos dias 25 e 26. A reunião na cidade de Tobias Barreto (AL), será em 1º e 2 de agosto; e em São Luís (MA), em setembro.

Água Doce

O Programa busca estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para consumo humano, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na recuperação, implantação e gestão de sistemas de dessalinização, prioritariamente em comunidades rurais do Semiárido.

Já foram entregues 639 sistemas de abastecimento em todo o Semiárido. Desse total, 17 estão instalados em sete municípios do Piauí. Cerca de cinco mil pessoas são atendidas com água potável obtida por meio de dessalinizadores do Água Doce. Outros 37 estão em fase de implantação e devem iniciar a operação até o fim deste ano. O investimento total, considerando-se repasses federais e contrapartida do estado, é de R$ 13,9 milhões.

Atualmente, há 248 sistemas no Ceará, 145 na Bahia, 80 em Alagoas, 69 no Rio Grande do Norte, 50 na Paraíba e 29 em Sergipe.

Sem Comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para o conteúdo