Por Gisele Neuls
Da Matiz Caboclo Comunicação

Consumidores também poderão se engajar, doando suas estrelas acumuladas no programa Pão de Açúcar Mais para o Fundo Conexsus

Cooperativas e associações enfrentam suspensão temporária de entregas de contratos de fornecimento para escolas públicas pelo PNAE, além de perda de produção e quebras na estrutura de logística e distribuição

São Paulo – SP. A pandemia de coronavírus já mostra impactos econômicos para a agricultura familiar e comunidades extrativistas no Brasil. Para enfrentar o problema, o Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus) se juntou à União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e ao Conselho Nacional de Populações Extrativistas (CNS) para colocar em ação um plano de resposta socioambiental para apoiar 450 organizações econômicas rurais e florestais no Brasil.

Com as principais cidades vivendo períodos de quarentena, o consumo de produtos dos negócios comunitários sustentáveis reduziu nas últimas semanas. Cooperativas e associações enfrentam suspensão temporária de entregas de contratos de fornecimento para escolas públicas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de perda de produção e quebras na estrutura de logística e distribuição. Também houve redução na demanda de produtos da floresta como açaí e castanhas.

Feiras livres foram suspensas em dezenas de cidades, bem como entrega de produtos frescos em comércios ligados à gastronomia. O setor de varejo reduziu as compras de produtos não-alimentícios e negociações em curso estão sendo suspensas. “Os impactos de médio e longo prazo sobre as nossas cooperativas serão duros e colocam em risco a própria existência dessas organizações econômicas”, aponta Vanderley Ziger, presidente da Unicafes.

Por isso, Conexsus, Unicafes e CNS se uniram para desenhar um plano emergencial de resposta para ajudar os negócios comunitários a enfrentarem os desafios dos próximos meses. Juntas, as três organizações vão apoiar 450 cooperativas, associações produtivas e pequenos negócios nos próximos meses com ajuda financeira, assessoria técnica e informações qualificadas.

Um grupo de doadores, entre eles o Instituto GPA, o Fundo Vale, a Fundação Good Energias e a Climate And Land Use Alliance (CLUA), garantiu um aporte de novos recursos para o Fundo Conexsus, um instrumento financeiro criado no ano passado pela Conexsus para destravar o crédito e acelerar negócios sustentáveis. O Fundo conta com R$ 1,5 milhão em recursos. Junto com o crédito, a Conexsus vai dar assessoria financeira e promover ações em rede para viabilizar soluções conjuntas de logística e vendas. O plano também vai destravar o acesso ao crédito público e programas de compras dos Governos Federal e dos Estados.

“Vamos apoiar os negócios comunitários com recursos do Fundo Conexsus, entrando com suporte onde o sistema financeiro tradicional não consegue chegar, como aval, crédito para resolver problemas de inadimplência e créditos para custeio”, explica Carina Pimenta, diretora executiva da Conexsus.

Contribuição dos Consumidores

Carina lembra que uma das grandes fragilidades dos negócios comunitários é a insuficiência de capital de giro para assegurar compromissos e contratos vigentes, como pagamento de produtores, fornecedores e outras contas mensais. Os consumidores conscientes também estão sendo mobilizados a se engajar. Eles terão a oportunidade de colaborar com o plano de resposta socioambiental doando suas estrelas acumuladas no Programa Pão de Açúcar Mais para o Fundo Conexsus durante o mês de abril.

As três organizações montaram uma força tarefa que está levantando os estoques e as necessidades específicas de recursos nos próximos meses dos 450 empreendimentos que serão atendidos. Na outra ponta, o grupo está mapeando as alternativas de comercialização existentes. A ideia é fazer a conexão entre os negócios comunitários e estas iniciativas, mercados e opções emergenciais de escoamento da produção.

“Nesse momento, precisamos mitigar os impactos da pandemia do coronavírus nas nossas comunidades. A agricultura familiar e os extrativistas não só alimentam o País, nós protegemos as florestas e riquezas naturais do Brasil. Precisamos agir rápido”, diz Diones Torquato, secretário geral do CNS.

Conexões Sustentáveis

O Conexsus é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para ativar o ecossistema de negócios comunitários e florestais para o aumentar a renda rural de base comunitária e fortalecer a conservação dos ecossistemas naturais.

Cooperativas de Agricultura Familiar

A Unicafes representa nacionalmente cerca de 700 cooperativas, articulando iniciativas econômicas que ampliem as oportunidades de trabalho, de distribuição de renda, de produção de alimentos, de melhorias da qualidade de vida, da preservação da biodiversidade e da diminuição das desigualdades.

Populações Extrativistas

O CNS é uma organização nacional que representa trabalhadores agroextrativistas organizados em associações, cooperativas e sindicatos, representando seringueiros, castanheiros, coletores de açaí, quebradeiras de coco babaçu, balateiros, piaçabeiros, integrantes de projetos agroflorestais, extratores de óleo e plantas medicinais, entre outras modalidades.

Sem Comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para o conteúdo