Vida BR e Instituto Unimed Fortaleza se unem em ação solidária de combate à pandemia

O Instituto Unimed Fortaleza começou a doar 8,5 mil máscaras reutilizáveis para pessoas em situação de vulnerabilidade social e colaboradores da companhia na Capital. Famílias de comunidades dos bairros Quintino Cunha, Vila Velha, Moura Brasil e Padre Andrade serão as primeiras as receber o item de proteção individual.

Ao todo, já foram doadas 4.700 máscaras para residentes dessas regiões. O repasse também contempla os idosos do Grupo Memória Viva, programa social do Instituto. Outras comunidades deverão ser escolhidas para serem beneficiadas pela ação em breve, de acordo com o Instituto Unimed.

Os colaboradores da companhia beneficiados pela doação são aqueles que estão atuando em quaisquer serviços no Hospital Unimed, unidade de tratamento de pacientes com Covid-19, além de centro pediátrico, laboratórios e clínicas filiadas à empresa. Para estes, também serão doadas máscaras reutilizáveis aos familiares deles, totalizando repasse de 3.048 unidades.

As máscaras doadas foram produzidas utilizando tripla camada de tecido de garrafas PET recicladas, algodão orgânico e TNT. A confecção do material é feita por ex-dependentes químicos e costureiras de comunidades da Capital, por meio da parceria entre programas sociais, a empresa de vestuário sustentável Vida BR e o Instituto Unimed. Cerca de 15 famílias dos bairros Parangaba, Parque Dois Irmãos, Serrinha, Montese, Maraponga, Jardim Cearense e Mondubim estão sendo beneficiadas com incentivo financeiro para produção das máscaras.

Os equipamentos funcionam como uma barreira física contra o coronavírus. Para reforçar a eficácia da proteção, a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda que cada máscara seja utilizada por um período máximo de duas horas. Após esse tempo, é necessário fazer a higienização, colocando-a de molho em água sanitária por no mínimo 10 minutos e depois lavando com água e sabão. Depois da limpeza, a máscara pode ser utilizada normalmente. As máscara doadas resistem a até 120 lavagens sem sofrer diminuição no fator de proteção, segundo o Instituto Unimed.

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: