Planeta adere o isolamento social e governadores do nordeste reforçam

Governadores do Nordeste reunidos | Foto: Governo do Estado do Ceará

Com a entrada da Índia em quarentena, na terça-feira (24), o Poder 360 calculou em 2,3 bilhões o número de pessoas em isolamento social, quase um terço da população mundial. No Brasil, na contramão do Planeta, destacando a preocupação com o impacto econômico da medida, o Governo Federal recuou e propõe um isolamento vertical, ou seja, apenas daquela população mais vulnerável, predominantemente os mais idosos.

Em meados de janeiro, quando tomou consciência da explosividade do novo coronavírus, o governo central chinês impôs a supressão como meio de conter a epidemia. Agora, pouco mais de dois meses depois, o mesmo governo começa a aliviar as medidas drásticas tomadas e, aos poucos, a economia chinesa volta a funcionar.

Governadores do Nordeste vão manter medidas

Em carta pública divulgada na quarta-feira (25), os nove governadores do Nordeste afirmam que manterão as medidas de isolamento social, incluindo restrição de comércio e outros setores, como forma de combater a disseminação do novo coronavírus.

“Vamos continuar adotando medidas baseadas no que afirma a ciência seguindo orientações de profissionais da saúde, capacitados para lidar com a realidade atual. Vamos manter as medidas preventivas gradualmente revistas de acordo com os registros informados pelos órgãos oficiais de saúde de cada região”, afirmaram na carta.

Ainda segundo a carta, a prioridade é cuidar da saúde da população: “A decisão prioritária é a de cuidar das vida das pessoas, não esquecendo da responsabilidade de administrar a economia dos estados. É um momento de união, de se esquecer diferenças políticas e partidárias. Acirramentos só farão prejudicar a gestão da crise”.

A carta é assinada pelos governadores Belivaldo Chagas (Sergipe) Camilo Santana (Ceará), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), Flávio Dino (Maranhão), João Azevedo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Renan Filho (Alagoas), Rui Costa (Bahia) e Wellington Dias (Piauí).

Consórcio do Nordeste

Os governadores dos nove estados do Nordeste assinaram o protocolo que criou o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) há um ano, no dia 14 de março de 2019, em São Luís (MA).

Essa união entre os nove estados visa o desenvolvimento em diversos projetos, além da parceria econômica, política, infraestrutural e educacional entre as unidades federativas.

Leia a carta dos governadores do Nordeste na íntegra.

Com informações da Agência Brasil e do ClimaInfo

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: