Voluntários de mais de 150 países se organizam para limpar o mundo no Dia Mundial de Limpeza. A Oceânica também organiza uma programação especial nas praias de Pirangi do Norte e Cotovelo
Natal – RN. O Dia Mundial da Limpeza aproveita o poder do voluntariado para alcançar coisas incríveis. Neste ano, o evento é realizado no dia 21 de setembro e a Oceânica preparou uma programação especial, nas praias de Pirangi do Norte e Cotovelo, que inclui peça teatral infantil, mutirão de limpeza e lançamento do aplicativo Mar Limpo.
Na Praia de Cotovelo o mutirão de limpeza será pela manhã, das 8h às 12h, em frente ao In Mare Bali. Parte da equipe da Oceânica atuará com voluntários em parceria com a Associação de Proprietários, Moradores e Veranistas da Praia de Cotovelo (Promovec).
Em Pirangi do Norte, segue a programação da tarde entre a Barraca do Paulista e o Bar do Suvaco, das 13h30 às 17h. Abrindo as atividades haverá a apresentação da peça “Sal, Menino Mar” do grupo Facetas, Mutretas e Outras Histórias, inspirado no livro “Mar Doce Lar”, lançado pela Oceânica. Será lançado ainda o aplicativo “Mar Limpo” e o mutirão de limpeza de praia terá a participação dos voluntários. Os resíduos coletados serão separados, classificados, pesados e encaminhados para um descarte adequado, em parceria com a Prefeitura Municipal de Parnamirim.
Desde do início da sua atuação, em meados de 2003, a Oceânica realiza sua própria ação de limpeza intitulada Campanha “Praia Limpa“, evento que já se tornou uma tradição no Projeto Ponta de Pirangi, realizado com patrocínio da Petrobras. Neste ano, a ação será integrada à mobilização nacional e internacional no “Dia Mundial de Limpeza”.
Aplicativo Mar Limpo
Desde o início deste ano a Oceânica vem desenvolvendo o aplicativo Mar Limpo, no Projeto Mar Limpo, com apoio do Instituto MRV. Este aplicativo está nas últimas fases de testes e avaliações. “Nossa intenção é usar a tecnologia para estimular as pessoas a cadastrarem os resíduos que encontram nas praias e contribuir gerando dados para pesquisa e um alerta para a gestão pública de resíduos nas praias. “As pessoas que quiserem participar na nossa ação Praia Limpa já poderão fazer seus registros baixando o app”, conta Mauro Lima, coordenador do Projeto Mar Limpo. O aplicativo está disponível na Play Store e em breve na App Store. O projeto Mar Limpo é apoiado pelo Instituto MRV por meio do Programa Educar para Transformar.
Todos na Limpeza Mundial de Praias
Esta ação Praia Limpa será uma integração entre os projetos Ponta de Pirangi e Mar Limpo realizados pela Oceânica. O Projeto Ponta de Pirangi é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal e tem como objetivo conservar os bens costeiros marinhos no litoral do Rio Grande do Norte, de maneira integrada ao uso ordenado e com a participação ativa da população.
Neste ano, além do Projeto Ponta de Pirangi, outros 23 projetos socioambientais patrocinados pela Petrobras (Tamar, Coral Vivo, Golfinho Rotador, Caranguejo Uçá, Baleia Jubarte, Albatroz e Meros do Brasil, entre outros) também farão parte deste evento internacional. Serão envolvidos aproximadamente 140 Km de extensão em mais de 30 praias em diversos estados (RN, PE, BA, AL, SE, CE, PA, RJ, SP, PR, MT, SC, RS), com a expectativa de coleta de 12 toneladas de resíduos pelas equipes dos projetos e todos os voluntários.
Pesquisa, Educação e Conservação
A Oceânica foi fundada em 2002 com o objetivo de fomentar o uso sustentável dos recursos marinhos, integrando pesquisa científica, educação e práticas de conservação. Sua missão é “buscar a conservação dos ecossistemas costeiro-marinhos, por meio da pesquisa, educação e governança, respeitando a cultura e promovendo o bem-estar humano atual e das gerações futuras, de forma integrada e participativa com a sociedade”.
Sua principal área de atuação é o litoral potiguar. Realiza pesquisas sobre a Biodiversidade Marinha e o processo de ocupação da costa, campanhas de mobilização da sociedade, fóruns de discussão para ordenamento do uso, ocupação e conservação do litoral, além de participação direta em redes, fóruns, conselhos e comitês no RN que envolvam a zona costeira, unidades de conservação, urbanismo e meio ambiente.