Fortaleza – CE. A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) publicará nesta sexta-feira (27), o Edital “Festival Cultura DendiCasa: Arte de Casa para o Mundo”, com investimento de R$ 1 milhão do Fundo Estadual de Cultura (FEC), selecionando 400 projetos com conteúdos artísticos, para compor uma programação especial de difusão em plataformas digitais, das mais variadas linguagens artísticas. O objetivo é movimentar a economia artística, criativa e cultural, no contexto do enfrentamento ao coronavírus no Ceará.

O Edital é uma ação que visa amenizar o impacto social e econômico do novo coronavírus nas vidas e na programação de grupos e artistas. Visa incrementar a economia da cultura e gerar visibilidade para a produção artística cearense, além de oferecer alternativas culturais à população neste período de restrições estabelecidas pelo o Decreto Nº 33.510, de 16 de março de 2020, que decreta situação de emergência em saúde e dispõe sobre medidas para enfrentamento e contenção da infecção humana pelo novo coronavírus e o Decreto Nº 33.519, de 19 de março de 2020, que intensifica as medidas para enfrentamento da infecção humana pelo novo coronavírus que, dentre suas medidas, estabelecem o fechamento de equipamentos culturais públicos e privados, interferindo diretamente na vida e no calendário artístico dos trabalhadores da cultura.

Conforme destaca o governador Camilo Santana, esta é uma ação fundamental para a sobrevivência do setor cultural, composto por trabalhadores, muitos autônomos que prestam serviço e fazem trabalhos em restaurantes, bares, teatros, cinemas, bibliotecas, escolas, nas praças e equipamentos culturais do Estado. “Com o fechamento destes espaços, estes profissionais estão sem o trabalho do dia a dia, portanto, esta é uma ação importante para o setor cultural nesse momento em que estamos enfrentando o coronavírus, exigindo que fiquemos dentro de casa”, pontua o governador.

“O Edital é uma ferramenta estratégica para fomentar a economia artística, criativa e cultural em nosso estado. O processo de criação artística é algo perene que requer canais permanentes para a difusão. Se estamos com nossos teatros e centros culturais temporariamente fechados, podemos fomentar a circulação de conteúdos artísticos nas mais variadas plataformas digitais e canais de comunicação. A arte e o artista não param. Com esse edital, estamos fomentando a inventividade dos próprios artistas, agora, em suas redes sociais, relacionando-os com uma programação virtual dos equipamentos culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, mas, sobretudo, conectando a criação dos artistas do Ceará com o mundo, a partir de suas casas”, enfatiza o secretário da Cultura, Fabiano Piúba.

O Edital contemplará a seleção de projetos culturais e artísticos nas linguagens abaixo especificadas com o objetivo de fomentar a criação e difusão de conteúdos artísticos em plataformas digitais e canais de comunicação diversos, a fim de incentivar as inúmeras formas de manifestações culturais do Estado do Ceará, visando registrar e apresentar um panorama da produção artística e cultural que pode ser difundida em conteúdo digital, nas mais diversas linguagens artísticas.

As propostas poderão contemplar trabalhos experimentais ou tradicionais, performances e intervenções artísticas; transversais ou específicas em suas linguagens e expressões, oferecendo ao público uma programação plural, ampliando as possibilidades de produção artística e fruição existentes no Estado do Ceará, o que inclui projetos culturais que promovam a preservação da memória, inovação, promoção do conhecimento, pesquisa e valorização de diferentes linguagens artísticas e expressões culturais. Poderão ser produzidos ainda materiais para o público infantil ou adulto, com classificação etária livre, uma vez que o resultado será amplamente divulgado nas redes sociais.

Os materiais produzidos poderão ter duração variável, adequada a sua proposta artística, devendo no entanto ter duração mínima de um minuto e máxima de 60 minutos. Poderão participar deste credenciamento materiais inéditos, em desenvolvimento ou já realizados em quaisquer outras plataformas físicas e/ou digitais, veiculados ou não nas mídias sociais.

Mais informações serão fornecidas no próprio edital, no dia 27, por meio das redes sociais e site da Secult.

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