Fortaleza – CE. Será lançado nesta sexta-feira (7), às 14h, no canal do Youtube da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), o Inventário da Flora Cearense. Trata-se de um levantamento de cerca de 2.465 de espécies de plantas com flores e frutos que existem em diferentes locais do Estado como sertão, zona costeira, ambientes aquáticos, chapadas e serras.

O trabalho foi feito por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (Urca) e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e compila informações provenientes de trabalhos de campo, coleções e publicações científicas. O inventário foi coordenado pela professora Iracema Loiola, do Departamento de Biologia da UFC.

“Esta lista do Inventário da Flora Cearense é resultante de compilações de todos os estudos realizados sobre as plantas registradas no território cearense. A lista das 2.465 espécies de plantas com flores (angiospermas) foi baseada em análises de coleções provenientes de 39 herbários nacionais e nove estrangeiros. Isso mostra a riqueza de espécies vegetais do nosso Estado. Além disso, é possível identificar os locais de ocorrência das espécies e também áreas no território cearense que estão pouco amostradas, ou seja, se tem poucas coletas. É possível dizer quais são as espécies raras, endêmicas e, em um futuro próximo, as ameaçadas. Portanto, a lista de plantas apresentadas no Inventário  poderá subsidiar os diferentes órgãos públicos para a realização de planejamento para manejo de espécies e também indicação de áreas potenciais para a conservação da biodiversidade do Estado do Ceará”, afirma a professora Iracema Loiola.

Segundo o titular da Sema, Artur Bruno, os dados estarão disponíveis no site da Secretaria, com livre acesso, e serão atualizados on-line pelos pesquisadores na medida em que ocorram novos registros de espécies. Para Marcelo Soares, cientista-chefe da Sema, a ideia é que o inventário auxilie na elaboração de políticas públicas para a conservação, estudos de biotecnologia, plantas medicinais e avaliação de impactos ambientais para empreendimentos.

O objetivo é que o inventário seja de livre acesso para um público-alvo formado por gestores públicos (munícipios, estados e governo federal), consultores ambientais de empresas, Organizações Não-Governamentais (ONGs), estudantes e pesquisadores.

O produto, inovador no Estado do Ceará e no Nordeste, é fruto de investimento da Fundação Cearense de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (Funcap) pelo Programa Cientista-Chefe de Meio Ambiente, em parceria com a Sema e Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). A vanguarda nacional está na articulação do conhecimento acadêmico e da gestão pública visando políticas inovadoras na área ambiental.

O Programa Cientista-Chefe, criado na atual gestão da Funcap, tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Por meio dele, equipes de pesquisadores estão trabalhando nas secretarias ou órgãos mais estratégicos do Governo do Estado para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que possam ser implantadas para melhorar os serviços e, desta forma, dar mais qualidade de vida para a população.

“O Inventário da Flora cearense é o exemplo de um governo que investe na ciência e no meio ambiente. A partir desta lista – que pode ser constantemente atualizada de forma interativa – poderemos incentivar pesquisas e melhorar nossas estratégias de florestamento, reflorestamento e preservação de nossas espécies nativas”, afirma Artur Bruno.

“Este inventário mostra a ampla diversidade, nos mais variados biomas, desde as áreas costeiras, manguezais, Mata Atlântica, Caatinga. Vai colaborar para a conservação, uso sustentável, bioeconomia, biotecnologia e a criação de novas Unidades de Conservação, ainda necessárias no nosso Estado, principalmente nas áreas de Caatinga, afinal a flora é a base da nossa economia e do modo de vida de muitos cearenses e a gente só pode proteger e cuidar do que nós conhecemos”, completa o professor Marcelo Soares.

Serviço

O quê: Lançamento do Inventário da Flora do Ceará
Quando: Sexta-feira (7/5/2021) – 14h
Onde: Canal do Youtube da Sema (youtube.com/SemaSecretariadoMeioAmbiente)

Com informações da Sema

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para o conteúdo