A Fundação Brasil Cidadão, mantenedora do Projeto “De Olho na Água“, promove, no próximo dia 8 de dezembro, a roda de conversa “Desenvolvimento Sustentável: que conversa é essa?“, às 9h, na Estação Ambiental Mangue Pequeno, na Praia de Requenguela, em Icapuí, a 200 quilômetros de Fortaleza.
O palestrante será o professor sênior do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP), José Eli da Veiga. Ele também foi docente do Departamento de Economia da Faculdade de Economia e Administração (FEA) / USP durante 30 anos. É autor de 25 livros, entre os quais “Para entender o Desenvolvimento Sustentável”, e colunista do jornal Valor Econômico, da Revista Página 22 e da Rádio USP.
Com público formado por jornalistas e autoridades atuantes na pauta ambiental, a palestra traz como foco o Desenvolvimento Sustentável dentro do contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativas que compõem a Agenda 2030 das Nações Unidas (ONU).
Ao todo, são 17 ODS. Eles representam uma agenda universal de forma integrada e indivisível, e equilibram as três dimensões do Desenvolvimento Sustentável: a econômica, a social e a ambiental. Os objetivos e metas estimularão ações para os próximos 15 anos em áreas de importância crucial: pessoas, Planeta, prosperidade, paz e parceria.
Projeto De Olho na Água
O Projeto “De Olho na Água”, que tem à frente a Fundação Brasil Cidadão, tem o patrocínio da Petrobras, está em sua quarta etapa e existe há mais de dez anos em busca em promover a recuperação de manguezais no município de Icapuí por meio de ações que fomentem a Educação Ambiental e a conservação do meio ambiente com atuação direta das comunidades locais.
Constituída em 1996, a Fundação Brasil Cidadão já recebeu diversas premiações pelas ações sociais que desenvolve, entre as quais foi finalista do Prêmio da Fundação Banco do Brasil em Tecnologias Sociais com o Projeto “De Olho na Água”, em 2017, além do prêmio Muriqui, da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), pela contribuição para a conservação da natureza.
Cenário perfeito
O município de Icapuí, cuja população é estimada em 20 mil habitantes, foi escolhido por possuir importantes atributos de biodiversidade, entre os quais estuário, manguezais, banco de algas e de fanerógamas, que se constituem em locais de abrigo das populações juvenis e berçários da vida marinha. Além disso, estima-se que esta região abriga 10% da população de peixe-boi marinho do Brasil, o mamífero marinho mais ameaçado de extinção no País.
Serviço
Roda de Conversa com José Eli da Veiga
“Desenvolvimento sustentável: que conversa é essa?”
Data: 8 de dezembro de 2018
Horário: 9h
Local: Estação Ambiental Mangue Pequeno – Praia da Requenguela – Icapuí – CE