Por Alice Sales
Colaboradora
Fortaleza – CE. Entre os dias 25 e 28 de setembro, a capital cearense será sede do Ceará Organic Food Festival, primeiro evento internacional dedicado à alimentação orgânica realizado no Brasil. O festival tem como intuito trazer discussões sobre o consumo de alimentos orgânicos e toda a sua cadeia produtiva, contribuindo para um mundo mais saudável e sustentável.
A ideia é reunir a sociedade civil, representantes do governo, organizações não governamentais (ONGs), acadêmicos, especialistas, produtores, gestores, chefs e empresários para dialogarem sobre as questões relacionadas ao consumo dos alimentos orgânicos.
Em uma programação diversa com temas específicos, práticos e culturais, o evento contará com renomados profissionais brasileiros e de outros países, como Suécia, Bolívia, França e Uruguai. Será uma jornada de palestras, mesas redondas, apresentações de trabalhos científicos e aulas show com pesquisadores e chefs de cozinha que trabalham com a valorização da agricultura familiar e o uso consciente dos alimentos orgânicos.
O festival vai trabalhar seis grandes temas relacionados à alimentação: Saúde, Alimentos, Sustentabilidade, Tradição Alimentar, Políticas Públicas, Cultura, Tecnologia e Negócios. Além da programação científica, o evento terá ainda feira agroecológica e de artesanato, apresentações artísticas e musicais e festival gastronômico no Mercado dos Pinhões.
“O festival se propõe a contribuir para novos estilos de vida, incentivando a agricultura familiar agroecológica, fomentando a criação de novos espaços de comercialização de alimentos orgânicos, resgatando os valores ligados aos hábitos da alimentação e apresentando novas concepções de vida integradas à Terra”, explica Adalberto Alencar, curador do festival e coordenador da Fundação Cepema (Centro de Educação Popular em Defesa do Meio Ambiente), organizadora do evento.
Um bem para o planeta e para a saúde
Segundo Adalberto Alencar, a intenção é levar ao público a importância do alimento para a Biodiversidade do Planeta e para a saúde humana. “Queremos juntar parceiros da semente à mesa, que geralmente estão separados, e levantar essa discussão mais ampla em torno do alimento”, destaca.
O curador ressalta que o consumo de produtos orgânicos, agroecológicos e de agricultura familiar gera impacto direto ao meio ambiente. O outro impacto gerado é na saúde pública. “O uso de agrotóxicos atinge diretamente os agricultores e aqueles que consomem esses alimentos, trazendo riscos à vida das pessoas. Com o consumo de alimentos orgânicos essa realidade muda”, acrescenta Adalberto.
Quanto à economia, ele afirma que esse é um mercado crescente, que avança em 15% ao ano no Brasil. “Os alimentos orgânicos são uma necessidade planetária, para o meio ambiente e para os consumidores, além de ser uma economia mais sólida e mais justa que estimula produtores locais”, finaliza.
Como uma das atividades que antecedem a abertura oficial do evento, os anfitriões do festival, parceiros e convidados seguiram, neste fim de semana, para a turnê “Da Semente Ao Prato“, com o intuito de apresentar a Agroecologia e Gastronomia Social no Território da Cultura Alimentar no Maciço do Baturité.
Durante a turnê, os convidados estão conhecendo pontos estratégicos como: a FABEER – Cervejaria Artesanal com cerveja de café, Museu Ferroviário de Baturité, Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Trilha Ecológica do Periquito Cara-Suja, Sítio São Roque, Visita a produtores orgânicos de Mulungu e Aldeia Kanindé de Aratuba. Além disso, eles estão participando de oficinas relacionadas ao tema. Essa atividade é uma inciativa em parceria com o IFCE e é uma programação interna, voltada para convidados e parceiros do festival.
O Ceará Organic Food Festival será aberto ao público em geral, inclusive para apresentar trabalhos científicos, mediante inscrições com preços variados. A programação completa e a lista de palestrantes já confirmados poderá ser conferida no site.
O evento é uma realização da Fundação Cepema; Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará (ACC); Observatório Cearense da Cultura Alimentar (Occa); Cooperbio e Novo Conceito, e conta com o apoio e parcerias da Rede EcoCeará; Associação Alternativa Terrazul; Cáritas Ceará; Banco Palmas; Instituto Iracema; Famer; NAJA; Atitude popular – Café com Democracia; Rede Terra do Futuro; IFCE; Prefeitura de Fortaleza; Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA); Portal do Orgânico; Sebrae; Sindialimentos; Escola de Gastronomia Social Ives Dias Branco; Mallory e U&We.
Serviço:
O quê: Ceara Organic Food Festival
Quando: 25 a 28 de setembro
Onde: Fábrica de Negócios – Av. Monsenhor Tabosa, 740 – Centro – Fortaleza – CE
Informações e inscrições: www.cearaorganicfoodfestival.com.
Francisco de Alencar
INICIATIVA VÁLIDA E SOLIDÁRIA
NUTRIÇÃO E SAÚDE COMUNITÁRIA
A VOZ DO POVO ECO E PERMANÊNCIA
” U Di Cumê é Prá Nóis Pudê Vivê! Né mêsmu Maria?”
” I num é mêsmu Zé … Tu tá falandu a Verdade”
Diálogo da Maria e do Zé Preto na bagaceira do Engenho Santana (Messejana)
Permanece!
Fortaleza Brasil
2019/09/22
————