Diversos aspectos da cadeia da reciclagem serão abordados durante a Exporecicla, que vai de quinta-feira a sábado, no Centro de Eventos do Ceará | Foto: Maristela Crispim

O Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos, Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (Sindiverde) realiza, de 13 a 15 de junho, no Centro de Eventos do Ceará, a Exporecicla – Logística Reversa e Sustentabilidade, em sua nona edição. Neste ano, o evento que terá caráter internacional, com a presença do ex-secretário de Estado do Ambiente de Portugal, Carlos Martins. A expectativa é que 3 mil pessoas visitem a feira, cujo ingresso será um quilo de alimento.

Entre os 70 expositores, estarão reunidos representantes de toda a cadeia produtiva da reciclagem: plástico, ferro, eletroeletrônico, madeira, gesso, pneu, borracha, isopor, resíduos da construção civil, água, energias renováveis, óleo e tecidos, dentre outros, focando nas efetivas demandas e busca de soluções para os empresários do ramo. A programação contará, ainda, com seminários e palestras voltados para as diversas áreas da sustentabilidade.

Para Marcos Albuquerque, diretor do Sindiverde, a feira é uma excelente oportunidade para networking com toda a cadeia da sustentabilidade. “O evento chega a 2019 ainda mais completo e com participação de empresas portuguesas”, afirma.

A Exporecicla contará praça de alimentação com food trucks, além de oficinas, Feira Orgânica, rodada de negócios, Concurso Jornalístico, coleta seletiva, neutralização de gás carbônico, exposições artísticas, exposição de tecnologia sustentável e exposição de “Carro Híbrido”.

Feira Orgânica

A Eco Ceará é uma rede que integra agricultores e agricultoras, consumidores e organizações, unidos pela promoção da Agricultura Agroecológica. A feira tem como missão promover a produção ecológica e sustentável, consciente e diversificada, integrada ao respeito pela terra, à luta pela igualdade de gênero e maior conscientização sobre as causas ambientais.

‘Fracto Eterno’

É a arte em vidro desenvolvida por Bruno Joe, do Kirach Glass Art, sendo parte da coleta de cacos de vidro jogados inapropriadamente pela cidade. Desde 2012, o artista cria e aprimora uma técnica própria de pintura em vidro, aliando um notável exercício criativo ao recolhimento de um material que, além de perigoso, tem o maior tempo de decomposição na natureza. Com sua arte, Bruno Joe já retirou cerca de 1,5 tonelada de vidro do meio ambiente.

‘Tô me Lixando’

Sabe esses discursos sobre sustentabilidade que você já deve ter lido ou ouvido pelo menos uma vez? Já imaginou a experiência de visualizar instalações artísticas que poderão levar crianças e adultos a repensarem sua relação com o meio ambiente? Esta é a proposta da exposição “Tô me Lixando”, cujo estilo é inspirado no Movimento de Arte Povera, feita com materiais considerados inservíveis e cujo propósito é promover reflexões sobre a sociedade do consumo.

A exposição foi idealizada pela ambientalista, escritora, artista e consultora de Sustentabilidade Magda Maya e executada em parceria com a designer e artista Socorro Silveira. Todo o trabalho tem como objetivo promover Educação Ambiental por meio da arte, contribuindo para uma reconexão com a natureza e com a construção de uma Cultura de Sustentabilidade.

Reciclagem

A indústria de reciclagem vem se desenvolvendo, no Brasil, há cerca de 30 anos, o que resulta em elevados índices de reciclagem e tecnologia de ponta no reaproveitamento dos insumos recicláveis. Requisitada como estratégia para a gestão dos resíduos no destino final, a reciclagem possui a particularidade de ser uma atividade econômica bastante rentável no mundo.

Sindiverde

Criado em 1998, é um dos 40 sindicatos patronais ligados à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e conta hoje com 76 empresas associadas, ligadas à indústria de reciclagem, incineradoras, consultoria ambiental, transformação e usinas de aterro.

Programação

Quinta-feira (13)

14h às 16h30 – Núcleo de Meio Ambiente (Numa): Cases Desempenho Ambiental
17h às 18h – Wanderley Baptista (especialista em Políticas e Indústria – CNI): Economia Circular
18h – Carlos Martins (ex-secretário de Estado do Ambiente de Portugal / professor especialista do Instituto Politécnico de Lisboa): Plano estratégico de Resíduos Urbanos de Portugal

Sexta-feira (14)

16h – Hugo Nery (presidente do Grupo Marquise): Evolução na implantação da logística reversa no Brasil
18h – Marcio Magera (pró-reitor de Pesquisa e Extensão Lato e Stricto Sensu da Universidade Universus Veritas): A Epistemologia Ambiental no Brasil e no Mundo – estudo de caso do estado do Ceará aplicando a logística reversa dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU)

Sábado (15)

15h – André Villena (diretor executivo do Compromisso Empresarial para Reciclagem – Cempre): Reciclagem de resíduos sólidos no Brasil
16h – José Valverde (assessor na Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo): Implantação da PNRS no Estado de SP – arranjos regionais
17h – Sindiverde: Entrega Prêmio Jornalístico
17h30 – Sindiverde: Entrega dos alimentos à Sociedade Comunitária de Reciclagem de Lixo do Pirambu (Socrelp) e Associação dos Catadores do Jangurussu (Ascajan)
18h – Sindiverde: Encerramento Seminário

Serviço

O que: Exporecicla 2019
Quando: 13 a 15 de junho, das 14h às 21h
Onde: Centro de Eventos do Ceará – Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz – Fortaleza (CE)
Pré-inscrições: exporecicla.com.br
Entrada: 1kg de alimento
Informações: (85) 3421-5400/ 9 8884-5670 (Sindiverde) / 3265-4864 (Inpulso Eventos)

Sem Comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para o conteúdo