A maior parte da programação do Congresso será desenvolvida nas dependências da Unifor | Foto: Ares Soares

Fortaleza – CE. O X Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental (Congea), promovido pelo Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais e de Saneamento (Ibeas), foi iniciado nessa segunda-feira (4), nas dependências da Universidade de Fortaleza (Unifor), e segue até a quinta-feira (7). No evento estão sendo apresentados 265 trabalhos técnico-científicos de todos os estados do Brasil, com contribuições científicas, tecnológicas e/ou de inovação na área ambiental.

Durante o Congresso, também serão realizadas diversas palestras e debates facilitados por profissionais da área ambiental do Ceará e do Brasil. Serão no total 12 palestras, seis mesas-redondas e quatro visitas técnicas, além da realização de três minicursos pós-evento.

Dentre as temáticas abordadas no Congresso, merece destaque a Valoração de Serviços Ecossistêmicos como ferramenta da Sustentabilidade 4.0. Esta temática inovadora será abordada em dois momentos:

Na quarta-feira (6), no período da tarde, será realizada uma visita técnica ao empreendimento AZUR Condomínio Lago, onde a empresa responsável – BLD Brasil – aplica as recomendações de sustentabilidade indicadas na Common International Classification of Ecosystem Services (CICES) desenvolvida pela European Environment Agency (EEA).

O empreendimento preserva e/ou fomenta 18 tipos de Serviços Ecossistêmicos, como atração de polinizadores, peixamento da lagoa e passagem de fauna, extrapolando aquilo que é exigido legalmente (demarcação de APPs, licenciamento, etc) e aplicando práticas mais conhecidas como micro geração de energia solar.

Essas práticas de referência serão demonstradas durante a visita técnica (exclusiva para congressistas e alguns convidados) que será guiada pela consultora e escritora Magda Maya (Geoanalysis), que também realizará palestra no dia seguinte (7), na programação do X Congea.

Na palestra, intitulada “Valoração de Serviços Ecossistêmicos como ferramenta da Sustentabilidade 4.0”, Maya aprofundará as discussões a respeito da metodologia em si, abordando as temáticas da inovação e da sustentabilidade de forma integrada.

O evento tem o apoio institucional da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (URBFor), Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) – Observatório da Indústria, Associação Cearense de Engenheiros Ambientais e Sanitaristas (Aceas), Associação Profissional dos Geógrafos do Estado do Ceará (Aprogeo), Sindiverde, Geoanalysis e Visite Ceará.
O Congea conta com patrocínio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e da Engenium Engenharia Ambiental.

Serviço

O quê: X Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental (Congea)
Quando: De 4 a 7 de novembro de 2019
Onde: Universidade de Fortaleza (Unifor)
Programação e inscrições: www.ibeas.org.br/congresso10.

Sem Comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para o conteúdo