Fortaleza amanheceu, nesta quinta-feira (21), sob fortes precipitações, que vieram acompanhadas de raios e trovões, o que confirmou a previsão de eventos de chuva durante a manhã e madrugada, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
De acordo com o meteorologista da Funceme Raul Fritz, nuvens do tipo cumulonimbuns, que possuem grande desenvolvimento vertical e são conhecidas por nuvens de tempestade, formaram-se devido à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), cujo centro está localizado a leste da região Nordeste. Na Capital, o acumulado mais expressivo chegou a 54,6 milímetros.
Por meio da Starnet, rede internacional de detecção de descargas elétricas atmosféricas coordenada pelo Laboratório de Sensoriamento Remoto Meteorológico de Tempestades (Storm-T) do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), observa-se que o Ceará foi atingido por raios em diversas regiões, incluindo a área de Fortaleza.
“Nuvens muito desenvolvidas verticalmente, ou seja, de grande altura desde a sua base até o topo, tais como os cumulonimbus, podem vir a ficar carregadas eletricamente. Centros de cargas elétricas intensas, positivas e negativas, se formam dentro dessas nuvens. Em determinado momento, a nuvem descarrega a grande tensão elétrica acumulada dentro dela através de um caminho de plasma na atmosfera, transportando elétrons por ele na forma de uma corrente elétrica, de maneira tão rápida que faz o ar ao redor se aquecer e se iluminar, resultando no fenômeno do relâmpago, que ao atingir o solo é chamado de raio. O raio pode descer da nuvem para o solo ou percorrer o caminho contrário do solo até a nuvem”, explica o meteorologista da Funceme.
Balanço parcial
No balanço de chuvas referente ao intervalo de 7h de quarta-feira até as 7h de quinta-feira, a Funceme indica registros em 113 municípios. Os maiores acumulados informados deste período de 24 horas foram em dois postos de Beberibe (Litoral Leste): Lagoa Funda (96 mm) e Uruau Carrapicho (95 mm).
Fonte: Funceme