Serão realizadas diversas ações em todo o Estado com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no Planeta e para o bem-estar humano | Foto: Maristela Crispim

O Governo do Estado do Ceará realiza a Festa Anual das Árvores (FAA) 2019 de 17 a 24 de março de 2019, sob a coordenação da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema). A abertura será domingo (17), às 9h, no Parque Estadual do Cocó. Na oportunidade, haverá assinatura de protocolos de revitalização de oito viveiros regionais para produção de mudas, lançamento do Plano de Coletas Seletivas múltiplas para 103 municípios, anúncio do plantio de 12.400 mudas com parceiros (C. Rolim Engenharia, Unimed Fortaleza e Chesf), além das atividades de educação ambiental, lazer e esporte do Projeto Viva o Parque. O tema deste ano será “Compostagem – Transformando resíduo orgânico em adubo”.

Como já é tradicional, o encerramento da FAA será realizado no Parque Estadual Botânico, com a IV Corrida pela Natureza. O evento será no domingo (24), com largada às 7h, na trilha principal. O evento conta com parceria de 117 municípios e as Unidades de Conservação Estaduais, além de ONGs, universidades, escolas, movimentos ambientalistas e entidades privadas. Serão realizadas diversas ações em todo o Estado com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no Planeta e para o bem-estar humano.

Neste ano, a Sema direcionará todos seus projetos para o fomento da Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos no Estado. Buscando a convergência entre a Festa Anual das Árvores e a política da Sema, o tema a ser trabalhado na campanha será a compostagem. A Lei N.º 16.032/16, que instituiu a Política Estadual de Resíduos Sólidos, determina que os municípios implantem sistema de compostagem para resíduos sólidos orgânicos e articulem com os agentes econômicos e sociais formas de utilização do composto produzido.

Dentre as diversas atividades de educação ambiental, destacam-se oficinas, palestras, seminários, apresentações artístico-culturais, visitas a viveiros de mudas, distribuição de material educativo, aulas de campo, trilhas e caminhadas ecológicas, distribuição e plantio de mudas nativas, concurso de frases, fotos e redação, exposições, blitz ecológica, apresentações audiovisuais, passeios de bicicleta e barco, dentre outras.

Nos dias 20 e 21 de março, será realizada a 3ª Capacitação dos Consórcios Públicos para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Ceará, na qual será abordado o tema compostagem. O objetivo é capacitar os municípios para a gestão dos resíduos orgânicos nas Centrais Municipais de Resíduos (CMR), que serão construídas. Participam deste evento os técnicos dos oito consórcios municipais de resíduos sólidos do Estado, além de técnicos dos 68 municípios integrantes.

Celebração em datas distintas por regiões

A Festa Anual das Árvores é comemorada em março no Nordeste e Norte, e não em setembro, como ocorre no Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O principal motivo para essa distinção é que a melhor forma de comemorar a data é plantar árvores, que precisam de cuidados para vingarem, o principal deles a irrigação adequada.

No Norte e Nordeste, tão perto do Equador, as quatro estações não são tão definidas. Temos um período chuvoso, que no Ceará vai de fevereiro a maio, e um período de estiagem, que se estende pelo segundo semestre . O decreto federal que estabelece a data comemorativa no território nacional é o Nº 55.795, de 24 de fevereiro de 1965.

Sem Comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para o conteúdo