Juazeiro do Norte – CE. Nesse sábado (9), num ato simbólico da luta contra a Covid-19, foi instalada máscara, equipamento de grande importância na prevenção à contaminação pelo coronavírus, no monumento do Cearense do Século, o Padre Cícero Romão Batista, na Colina do Horto, em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, local muito representativo da religiosidade nordestina e bastante visitado em tempos normais.
A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), contando com a parceria dos povos de terreiros e o apoio da administração do Horto.
Para a ação, diversos órgãos e parcerias foram mobilizados. O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBM-CE) realizou a operação para a inserção da máscara. Agentes foram mobilizados e utilizaram técnicas e equipamentos específicos, num trabalho de cerca 4 horas para deixar a máscara fixa, mesmo com o vento forte no alto do Horto, numa das áreas de maior altitude da região. As hastes foram confeccionadas com arame para que o tecido ficasse seguro na imagem do Padre Cícero.
A máscara foi confeccionada pelos povos de terreiros de Juazeiro do Norte, por meio do Núcleo Educação para a promoção da Igualdade Racial (Nepir), da Sedest, contando com o apoio de secretarias municipais. O estilista Wellington Vieira foi o responsável elaboração do material. A máscara de cor azul, mede 2x60m x 2x40m, e foi confeccionada com o tecido oxford, para não desbotar com facilidade e nem desgastar.
O prefeito Arnon Bezerra, junto com o deputado federal Pedro Bezerra, acompanhou a ação. O prefeito disse que essa foi uma sugestão de muitas pessoas, para dar visibilidade sobre a importância do uso da máscara como forma de prevenção. “Queremos mostrar o impacto que essa ação pode causar. Além de alertar para a importância do uso das máscara, expondo a forma de prevenção e contribuindo com a conscientização de milhares de pessoas”, explica.
Intervenção solidária
Em Fortaleza, na Praia do Mucuripe, a empresa de vestuário sustentável Vida BR colocou, na estátua de Martim Soares Moreno, junto à índia Iracema, uma máscara e uma “Caixinha Salva Vidas”, onde as pessoas podem pegar ou deixar máscaras e álcool em gel.