O prêmio destina-se a homenagear pessoas físicas e jurídicas, públicas ou privadas, que no desempenho de suas funções tenham contribuído, de forma relevante, para o Desenvolvimento Sustentável da Caatinga.

Segundo o paisagista Bruno Ary, sabe-se que as florestas são reguladoras do clima, e não há muito conhecimento de como era a Caatinga há 400 anos, quando começou a ser explorada pelos colonizadores | Foto: Maristela Crispim

Fortaleza – CE. As inscrições para a indicação de nomes para concorrer ao Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa, edição 2020, estão abertas. Os interessados em participar devem preencher o formulário disponível neste link  até o dia 27 de março.

A premiação é anual e alternadamente homenageia uma pessoa física e/ou jurídica. Em 2020 será uma pessoa jurídica. Organizações como Associação Caatinga, The Nature Conservancy e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) já foram agraciadas com a honraria.

O prêmio foi instituído (Decreto Nº 27.781, de 26 de abril de 2005) pelo Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga (CERBC) que é presidido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Destina-se a homenagear pessoas físicas e jurídicas, públicas ou privadas, que no desempenho de suas funções tenham contribuído, de forma relevante, para o Desenvolvimento Sustentável do bioma.

Na escolha do agraciado, o CERBC analisa o histórico dos indicados de acordo com os seguintes critérios:

  • Prestação de relevantes serviços voltados à melhoria da qualidade da Caatinga
  • Criação e implantação de projetos visando a recuperação e a conservação do bioma
  • Publicação de trabalhos científicos e literários na defesa e promoção do mesmo

Semana da Caatinga 2020

A entrega da Medalha Joaquim Feitosa será no próximo 28 de abril, Dia Nacional da Caatinga, no Auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), por ocasião do encerramento da Semana da Caatinga 2020. A solenidade conta com a parceria da Comissão de Meio Ambiente e o Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos daquela Casa. Durante o evento, os membros do CERBC serão empossados.

Com o tema Encantos, Recantos e Cantos da Caatinga, a Semana será realizada no período de 22 a 28 de abril e tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a urgência da conservação da biodiversidade para o Desenvolvimento Sustentável do bioma.

Neste ano, as comemorações serão ampliadas aos municípios sedes do Plano Piloto Agropecuário Municipal de Preparação de Resposta às Secas – Piquet Carneiro, Quixeramobim, Irauçuba, Tauá, Sobral, Campos Sales, Salitre – e ao município de Pentecoste.

Sem Comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para o conteúdo