Após a ação, restou apenas o terreno desolado, informa o Cetra

Itapipoca – CE. A Rede de Agricultores e Agricultoras Agroecológicos/as e Solidários/as do Vales do Curu e Aracatiaçu e o Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra) soltaram, nesta quarta-feira, uma nota de repúdio pelo que classificaram como invasão e destruição do Espaço de Experimentação Agroecológica, na Rua Cristo Redentor, bairro Violete, em Itapipoca, no Norte do Estado do Ceará.

Segundo a nota, a empresa Sobral & Palácio alegaria ter comprado o terreno da Diocese de Itapipoca. Ainda de acordo com a nota, a área em questão foi doada, em 29 de agosto de 1990, pela Diocese de Itapipoca para a Associação dos Pequenos Produtores da Região de Itapipoca (Apri).

“A empresa que alega ser dona do terreno arrombou o portão do Espaço, adentrou com retroescavadeira e motosserra, destruiu o Sistema Agroflorestal (SAF) existente, derrubou árvores adultas como cajazeira e cajueiros, retirou as mudas do viveiro, quebrou a encanação, fiação e sistema de irrigação, assim como destruiu a caixa d’água do espaço”, relata a nota.

O documento segue detalhando que, desde 2005, o espaço estava sob a gestão da Rede de Agricultores e Agricultoras Agroecológicos/as e Solidários/as do Vales do Curu e do Aracatiaçu que, juntamente com o Cetra, vinha realizando um trabalho em prol da Agroecologia, do meio ambiente, de estudos ambientais e partilha de conhecimento, mantendo no Espaço de Experimentação Agroecológica um Sistema Agroflorestal (SAF), viveiro de mudas de espécies nativas, assim como de espécies frutíferas ou já adaptadas à realidade do Semiárido, minhocário, casa de sementes crioulas, entre outras.

“O Espaço de Experimentação Agroecológica cumpre uma função social de extrema relevância para a população de Itapipoca recebendo visitas escolares, encontros de agricultores familiares, intercâmbios de experiências municipais, estaduais, nacionais e internacionais, e incentivando estudos e ações que tenham como princípios norteadores a agroecologia e a agricultura familiar e camponesa. Inclusive com projetos previstos, e já em andamento, para beneficiar a população rural de Itapipoca nos próximos dois anos”, afirma ainda a nota.

A Agência Eco Nordeste procurou a Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Ceará (Sindipostos-CE), ao qual a empresa Sobral & Palácio é filiada, na tentativa de estabelecer um contato sobre o ocorrido. Em resposta, a Assessoria informou que a referida empresa conta no quadro de associados, mas não consta, entre todos os associados, a posse de nenhum terreno no município de Itapipoca.

Foi encaminhado, então, à Assessoria, cópia do B.O., onde os executores da ação afirmaram tratar-se de uma atividade da referida empresa, que teria adquirido o terreno da Diocese de Itapipoca. Ela ficou de encaminhar para análise do Sindipostos-CE para análise.

O Espaço recebia visitas escolares, encontros de agricultores familiares e intercâmbios de experiências

Segue a nota na íntegra:

“Nota de repúdio à destruição do espaço de experimentação agroecológica em Itapipoca/CE

Na manhã desta quarta-feira (4) de setembro de 2019, o Espaço de Experimentação Agroecológica, situado na rua Cristo Redentor, bairro Violete, Itapipoca – CE, teve o seu espaço invadido e destruído pela empresa Sobral e Palácio que alega ter comprado o terreno da Diocese de Itapipoca. O terreno onde se localiza o Espaço de Experimentação Agroecológica foi doado, em 29 de agosto de 1990, pela Diocese de Itapipoca para a Associação dos Pequenos Produtores da Região de Itapipoca – APPRI. A empresa que alega ser dona do terreno, arrombou o portão do Espaço, adentrou com retroescavadeira e motosserra, destruiu o Sistema Agroflorestal (SAF) existente, derrubou árvores adultas como Cajazeira e Cajueiros, retiraram as mudas do viveiro, quebraram a encanação, fiação e sistema de irrigação, assim como destruíram a caixa d’água do espaço.

Desde 2005, o espaço estava sob a gestão da Rede de Agricultores e Agricultoras Agroecológicos/as e Solidários/as do Vales do Curu e do Aracatiaçu que, juntamente com o Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador – CETRA, vinha realizando um trabalho em prol da agroecologia, do meio ambiente, de estudos ambientais e partilha de conhecimento mantendo no Espaço de Experimentação Agroecológica um Sistema Agroflorestal (SAF), viveiro de mudas de espécies nativas, assim como de espécies frutíferas ou já adaptadas à realidade do Semiárido, minhocário, casa de sementes crioulas, entre outras.

O Espaço de Experimentação Agroecológica cumpre uma função social de extrema relevância para a população de Itapipoca recebendo visitas escolares, encontros de agricultores familiares, intercâmbios de experiências municipais, estaduais, nacionais e internacionais, e incentivando estudos e ações que tenham como princípios norteadores a agroecologia e a agricultura familiar e camponesa. Inclusive com projetos previstos, e já em andamento, para beneficiar a população rural de Itapipoca nos próximos dois anos.

Diante de tantos retrocessos que estamos presenciando no Brasil, como os fatos recentes de destruição e descaso com a floresta Amazônica, não aceitaremos mais essa ação truculenta contra pessoas e um espaço que contribui para a melhoria da qualidade de vida do povo do Semiárido.

Resistiremos! Agroecologia é Vida! Viva o Espaço de Experimentação Agroecológica de Itapipoca (CE)!

Rede de Agricultores e Agricultoras Agroecológicos/as e Solidários/as do Vales do Curu e Aracatiaçu

Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador – CETRA”

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para o conteúdo