A proposta é de uma abordagem aprofundada, com o objetivo de reconectar as diversas áreas do conhecimento historicamente desvinculadas, bem como sair da superficialidade ou do lugar comum

Fortaleza – CE. Imagine uma escola virtual que aplica o conceito de Sustentabilidade na teoria e na prática. Essa é a ideia da ambientalista Magda Maya, autora do livro “Sustentabilidade 4.0“, ao lançar a primeira Escola de Sustentabilidade para quem quer mudar o mundo.

A proposta é que a escola funcione por meio de uma plataforma virtual com conteúdo preparado para pessoas comuns, profissionais da sustentabilidade, gestores e empresários, com conceitos que vão desde as possibilidades de mudanças no cotidiano até inovações técnicas e científicas que poderão ser aplicadas nos campos empresarial e institucional.

Segundo a idealizadora, a Sustentabilidade será abordada de forma aprofundada, com o objetivo de reconectar as diversas áreas do conhecimento historicamente desvinculadas, bem como sair da superficialidade ou do lugar comum. Para comunicar este conceito de forma atual, Magda Maya propõe a utilização da hashtag #SustentabilidadeProfunda

Explicando melhor

  • No lugar de se falar apenas em reciclagem, fazer um mergulho na Economia Circular, entendendo que a reciclagem é parte de algo muito maior
  • No lugar de Educação Ambiental, a proposta é de Ecoalfabetização, entendendo a necessidade de “partir do zero” na construção de um novo mundo
  • No lugar da criação de projetos sustentáveis apenas para marketing empresarial, a escola pretende indicar os caminhos para uma remodelagem empresarial com inovação e soluções baseadas na natureza

Ou seja, a proposta é que todos nós possamos acessar de fato uma Sustentabilidade Profunda, destacada no livro de Magda como “Sustentabilidade 4.0”.

Pré-requisitos

Para fazer qualquer outro curso da Escola de Sustentabilidade se faz necessário passar pelo curso de Ecoalfabetização. “Este pré-requisito é necessário porque há um desnivelamento muito grande sobre o entendimento do que realmente vem a ser a Sustentabilidade, além de hoje esse conceito estar esvaziado ou até mesmo limitado a ações muito pontuais, com baixo potencial para uma real mudança. As turmas de Ecoalfabetização serão preparatórios para que, ao sair da Escola, as pessoas sejam capazes de atuar efetivamente em prol da coletividade e da natureza”, explica Magda Maya.

Na teoria e na prática

A Escola de Sustentabilidade pretende levar a cabo o conceito em si e para que seja economicamente viável (um dos pilares da própria Sustentabilidade). Desta forma, durante todo o mês de lançamento (março de 2021) o curso de Ecoalfabetização será oferecido de forma gratuita.

Após este período, o pagamento para acessar a turma de Ecoalfabetização poderá ser realizado por meio de negociações em produtos, serviços ou divulgação, especialmente para aqueles que não puderem realizar este investimento para começar.

Além disso, os cursos serão modulados de modo que as pessoas possam planejar um roteiro de seu interesse durante meses seguidos, por exemplo.

Rede de parceiros conectada

Na conexão em rede articulada para a Escola de Sustentabilidade, parceiros com atuação amplamente reconhecida no Nordeste e no Brasil serão responsáveis por alguns dos conteúdos ofertados.

A Eco Nordeste, como parceira, também fará parte deste projeto, com a responsabilidade pela oferta de todo o conteúdo sobre Comunicação e Sustentabilidade, por meio da sua idealizadora e editora-chefe, Maristela Crispim.

Outras áreas, como Construções Sustentáveis, Cyberativismo, Direito Ambiental, Veganismo, Terapias Holísticas, Sagrado Feminino, Música, Inovação, dentre outros, também farão parte das opções de cursos a partir do segundo semestre de 2021, todos comandados pelos parceiros.

Magda Maya ficará à frente das turmas de Ecoalfabetização e de toda a matriz denominada de Sustentabilidade 4.0, com cursos de Inovação e Sustentabilidade, Valoração de Serviços Ecossistêmicos, Biomimética, Economia Circular e Soluções Baseadas na Natureza (SBN), dentre outros.

Além disso ficará na coordenação de um Núcleo de Altos Estudos em Inovação para a Sustentabilidade, onde realizará mentoria para aqueles que desejarem se aprofundar e criar novas soluções sustentáveis.

Magda Maya

Magda Maya é escritora, artista e greenfluencer; geógrafa com mestrado na mesma área e doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFC

Magda Maya é escritora, artista e greenfluencer. Possui formação em Geografia com mestrado na mesma área e doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Autora do livro “Sustentabilidade 4.0” e outros livros em coautoria, tem atuação docente no Ensino Superior como professora convidada em cursos de pós-graduação, além de cursos técnicos e de Educação Ambiental com instituições parceiras.

Tem forte presença digital com destaque para os temas Estilo de Vida Consciente e Sustentabilidade (@magdamaya_). Utiliza as artes como caminho para a Ecoalfabetização, seja realizando exposições, seja apoiando o trabalho de outros artistas. No campo empresarial é fundadora da empresa de consultoria ambiental Geoanalysis, sendo a Escola de Sustentabilidade o seu segundo empreendimento.

Escola de Sustentabilidade

A plataforma já está no ar e os cursos começarão a ser liberados a partir de março de 2021. Contudo, as inscrições já estão abertas e quem realizar sua inscrição em qualquer curso (exceto o de Ecoalfabetização) até o dia 28 de fevereiro, receberá gratuitamente o livro “Sustentabilidade 4.0”. A Escola de Sustentabilidade pode ser acessada pelo site www.magdamaya.com.br/escola e está disponível no endereço www.escoladesustentabilidade.eco.br .

Serviço

O quê: Escola de Sustentabilidade
Quando: Inscrições já disponíveis / Cursos a partir de 1º de março de 2021
Onde: www.magdamaya.com.br/escola / www.escoladesustentabilidade.eco.br

Sem Comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para o conteúdo