Senac Ceará oferta curso on-line para quem deseja desenvolver um olhar consciente e sustentável, assim como a criação de produtos com responsabilidade social e ambiental

Além de desenvolver um olhar consciente e sustentável dentro do mercado de moda, o curso enfoca a criação de produtos com responsabilidade social e ambiental | Foto: Pavel Danilyuk / Pexels

Fortaleza – CE. Elisângela Câmara é dona de um brechó há nove anos, no Rio Grande do Norte; já Elaine Pereira atuou na indústria e está planejando empreender. Ambas investiram no curso de Introdução à Moda Sustentável e fizeram parte da primeira turma do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac-CE), em 2020. Como motivação, a criação e manutenção de negócios com foco no reaproveitamento dos recursos da moda.

“Já venho de uma linha profissional pautada no desenvolvimento sustentável industrial e aproveitar o meu conhecimento na área da moda foi muito proveitoso”, conta Elaine. Ela ressalta, no entanto, que não é necessário que o aluno tenha conhecimento dos pilares do Desenvolvimento Sustentável para ter um bom aproveitamento do curso.

“Claro que ajuda a compreender melhor alguns pontos, mas não é um impeditivo. O curso é curto, dinâmico, ministrado por instrutores com boa didática e domínio de turma, o que facilita na entrega do conteúdo”, garante a aluna, que resolveu continuar se qualificando nessa área e hoje cursa Modelagem no Senac Reference.

Elisângela, por sua vez, já conta com a experiência do Brechó D’ Eliss, mas o curso propiciou um panorama atualizado sobre a questão da sustentabilidade no mercado nacional e internacional da moda. “O curso me fez observar que estou no caminho certo” Também foi uma oportunidade para conhecer pessoas que atuam nesse segmento e trocar informações relevantes sobre o assunto”, diz a empresária.

Além de desenvolver um olhar consciente e sustentável dentro do mercado de moda, o curso enfoca a criação de produtos com responsabilidade social e ambiental – sejam roupas ou acessórios – bem como na comunicação desses, explica a consultora de produtos educacionais do Senac Ceará na área de Moda, Beatriz Guedes.

O curso tem despertado o interesse não só de empreendedores, mas de quem atua no mercado da moda (estudantes, estilistas, comunicadores, vendedores, stylists, fotógrafos, modelos, designers, produtores etc), formados, em formação e/ou inseridos no mercado de trabalho, com interesse em sustentabilidade na cadeia da moda.

O curso possibilita a aplicação dos conhecimentos na prática profissional. Por exemplo, se a aluna ou o aluno for um estilista de uma marca de moda, vai aprender a criar coleções com matérias-primas de baixo impacto ambiental e social ou trabalhar com técnicas como upcycling. Já se for figurinista, pode criar figurinos com materiais reaproveitados, entender o que fazer para descartá-los depois, utilizar técnicas de tingimento natural para algumas peças, etc. Já se for estudante de moda, pode guiar seus estudos, pesquisas acadêmicas e escolher qual caminho deseja seguir profissionalmente”, explica Beatriz.

Costumes nordestinos

“No Nordeste, carregamos uma bagagem cultural muito forte relacionada a costumes como doação de roupas, roupas que passam da mães para filhas, ajustes e concertos… Atitudes que são sustentáveis e muitas vezes nem percebemos. Atuamos fortemente no cultivo de algodão sustentável no Ceará e na Paraíba, por exemplo”, afirma a consultora.

E acrescenta: “presenciamos, nos últimos cinco anos, um boom de marcas autorais com fabricação de pequena escala que prezam por matérias-primas naturais e que estão, cada vez mais, dominando o mercado local”.

Serviço

O quê: Curso Introdução à Moda Sustentável
Quando: De 23/8/2021 a 2/9/2021 – De 19h às 21h
Quanto: R$ 89,90
Como: Inscrições no site do Senac-CE

Sem Comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para o conteúdo