Edital selecionou cinco propostas de reportagem, entre mais de 50 inscrições, sobre legislação e políticas públicas costeiro-marinhas
Fortaleza – CE. Iniciativa da Fundação Grupo Boticário, em parceria com a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), recebeu mais de 50 inscrições de todo o Brasil. O objetivo é incentivar a produção de conteúdo jornalístico de qualidade e sensibilizar a sociedade sobre a preservação do Oceano.
A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza divulgou, nesta terça-feira (20), as cinco propostas de reportagem vencedoras do Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental. Todas as iniciativas visam fomentar a comunicação de qualidade sobre o ambiente costeiro-marinho e receberão bolsas de R$ 8 mil cada para a produção dos trabalhos. O Edital é uma parceria com a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Unesco e está relacionado com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável.
“Esperamos que as pautas aproximem a sociedade do tema e sensibilizem a população para a necessidade de proteção e uso sustentável do oceano, o que exige a criação de políticas públicas e legislação ambiental eficazes”, afirma o gerente sênior de Engajamento, Relações Institucionais e Impacto Social da Fundação Grupo Boticário, Omar Rodrigues. “Além de promover o conhecimento, é necessário transmiti-lo de forma eficiente, construindo uma cultura oceânica que garanta o engajamento de todos”, completa.
Foram inscritas no Edital 52 propostas de jornalistas de todas as regiões do Brasil, direcionados a diferentes plataformas – revistas, jornais, rádios, portais, TVs, podcasts e livros. O Comitê Avaliador, composto por dez profissionais das áreas de comunicação e relacionadas com a temática, analisou critérios como criatividade e originalidade; relevância para a sociedade; consistência do plano de apuração e portfólio e currículo do candidato.
Entre as propostas selecionadas está o projeto desenvolvido por duas colaboradoras da Eco Nordeste, Marília Camelo e Adriana Pimentel, a ser desenvolvido entre os litorais de Fortaleza e de Salvador.
“Foi bem emocionante receber o e-mail de confirmação de que nós fomos uma das cinco selecionadas com a nossa proposta de reportagem, dentre tantos concorrentes inscritos. Um misto de felicidade e nervosismo!”, afirma Marília Camelo. “Somar forças na luta em defesa do oceano e também contribuir para a conscientização da responsabilidade de cada um de nós pela conservação é algo gratificante”, completa Adriana Pimentel.
Projetos selecionados
Cristiane de Azevedo Prizibisczki e Carolina Lisboa – ((o))eco
Luan Diego Vosnhak – Record TV Florianópolis
Marília Camelo Sá e Adriana Bezerra Pimentel – Eco Nordeste
Naira Hofmeister de Araujo e Fernanda Melchiors Wenzel – El País
Sérgio Adeodato Filho – Revista Página 22