Baturité – CE. O Circuito “Caminhos de História e Fé“, iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Ceará – Escritório Regional do Maciço de Baturité, em parceria com empresários, atores da economia criativa e Prefeitura, pretende reafirmar e valorizar a vocação histórico-cultural de Baturité e promover o turismo de experiência.
O projeto será lançado no dia 21 de novembro, em Baturité, mas antes mesmo dos cinco passeios turísticos que compõem o Circuito começarem a funcionar, uma série de ações ambientais serão promovidas como parte da implantação do Circuito Turístico Caminhos de História e Fé. A principal ação será a arborização urbana do Município com árvores nativas da Mata Atlântica em praças e ruas centrais, que inicia no dia 30 de outubro.
Os responsáveis pelo Circuito, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), iniciam o plantio de 500 mudas na área urbana de Baturité. Espécies como Ipê roxo (Handroanthus impertiginosus), Ipê amarelo (Handroanthus serratifolius), Gonçalo Alves (Astroninium fraxinifolium Schott), Pajeú (Triplaris gardneriana Wedd), que fazem parte do banco de mudas do Horto Florestal da Sema, no município de Pacoti, serão doadas à comunidade. Em contrapartida serão adotadas pelos empresários da região do Corredor Comercial da Rua 7 de Setembro, uma das operações do Circuito que será lançado em novembro.
Patrícia Jacaúna, gestora da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité, explica que “além de deixar a região mais bonita, a iniciativa irá valorizar espécies típicas da Mata Atlântica no centro urbano”. O plantio inicia na Rodoviária de Baturité e segue para Corredor Comercial 7 de Setembro, praças, canteiro central até a Estação Ferroviária. O projeto de arborização não vem sozinho, outras ações de Educação Ambiental serão promovidas nas redes de ensino em Baturité.