Por Alice Sales
Colaboradora

As noites de Fortaleza se preparam para receber mais uma edição do Pint of Science, festival mundial de divulgação científica, onde pesquisadores conversam com o público sobre temas científicos, em bares da cidade. O evento começa hoje e vai até quarta-feira (22), e tem como objetivo estabelecer um canal direto de diálogo entre a sociedade e os cientistas.

O festival abordará temas diversos como: astronomia, saúde, biodiversidade, ciência dos alimentos, engenharia de transportes e direito. A ideia é apresentar atualidades nestas áreas do conhecimento e esclarecer dúvidas. Será uma oportunidade para as pessoas conversarem com os pesquisadores sobre temas relevantes, percebendo o impacto da pesquisa científica em seus cotidianos, e descobrirem as dificuldades e as belezas da ciência.

Contemplando os temas Biodiversidade e Ciência dos Alimentos, na noite desta segunda-feira (20), o público presente no bar Cantinho do Frango terá a oportunidade de dialogar acerca da conservação de recursos genéticos, com a pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e curadora dos bancos de germoplasma de flores tropicais e de cajueiro, Ana Cecília de Castro. Já na noite do dia 21, no Brava Boteco, o bate-papo será sobre a origem dos alimentos que chegam até as mesas, com o pesquisador da Embrapa, Vitor Hugo de Oliveira.

Segundo Ana Elisa Sidrim, coordenadora do Pint of Science em Fortaleza, o retorno do público foi gratificante já na primeira edição. “Ao incluir temas relevantes e atuais, que despertam a curiosidade das pessoas, conseguimos alcançar um público significativo e que ainda não tinha contato com os assuntos abordados. Ano passado foi incrível observar o interesse de tantas pessoas em discutir ciência, por isso voltamos em 2019 com uma programação bem especial”, destaca.

Neste ano, o Pint of Science é realizado em 24 países, sendo o Brasil o país com maior número de municípios participantes, contanto 87 cidades que receberão o evento. Em Fortaleza, o festival é realizado por pesquisadores da Embrapa, Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (Unifor), com o apoio da Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, Vinil Áudio e Vídeo, Farmácias Santa Branca e os estabelecimentos sede.

Pint of Science

O festival acontece ao longo de três dias consecutivos todo mês de maio e chegou ao Brasil como um projeto piloto na cidade de São Carlos, em 2015. Logo, o evento conquistou as pessoas pela forma descontraída com a qual explica a dinâmica das pesquisas.

Nascido em 2012, da iniciativa de dois pesquisadores do Imperial College que realizavam encontros em seus laboratórios sobre doenças neurodegenerativas, o festival logo conquistou os cinco continentes. Os pesquisadores Michael Motskin e Pavreen Paul recebiam pacientes e pessoas interessadas em suas pesquisas e com o sucesso do encontro se perguntaram como seria possível levar o cientista até as pessoas. Assim começava o Pint of Science; o maior festival de divulgação científica do mundo.

Programação Pint Of Science 2019, em Fortaleza

Segunda-feira (20)
– Como cidades inteligentes desafiam sua infraestrutura de transportes (Verônica Castelo Branco)
– Conservação de Recursos Genéticos (Ana Cecília Ribeiro de Castro)
Local: Cantinho do Frango (Rua Torres Câmara, 71 – Aldeota)

Terça-feira (21)
– Construção de Consensos: uma nova visão sobre como solucionar conflitos complexos (Alessander Wilckson Cabral Sales)
– A ciência por trás dos cardápios (Vitor Hugo de Oliveira)
Local: Brava Bar (Rua Prof. Wilson Aguiar, 78 – Edson Queiroz)

Quarta-feira (22)
– Einstein e a dança do espaço-tempo: das ondas gravitacionais a buracos negros (Geová Maciel de Alencar Filho)
– Doutor, qual o meu diagnóstico? É uma simples virose… (Danielle Malta Lima)
Local: Boozer’s Pub (Rua Carlos Vasconcelos, 834 – Meireles)

Horário: a partir de 19h30, todos os dias

* A programação completa está disponível no site pintofscience.com.br
* Participação gratuita, sem necessidade de inscrição prévia
(paga-se apenas o que for consumido no estabelecimento)

Sem Comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para o conteúdo