O Winds for Future reúne mais de 50 palestrantes, 75 expositores, startups e investidores a fim de atrair pessoas que querem mudar o mundo.

O evento vai reunir, na beira da praia, soluções inovadoras para um futuro sustentável e 500 kitesurfistas para quebrar o recorde mundial e chamar atenção para os danos ambientais causados às praias e oceanos | Foto: Larissa Teixeira

Caucaia – CE. Além de reunir na beira da praia empreendedores, startups e grandes empresas para apresentar e discutir soluções inovadoras para um futuro sustentável, 500 kitesurfistas se juntam para quebrar o recorde mundial de velejo em conjunto e chamar atenção da humanidade para os danos ambientais causados às praias e oceanos.

Conhecida mundialmente como a Meca do kitesurfe, a Praia do Cumbuco, no município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), irá sediar nos dias 21 e 22 de setembro deste ano o Winds for Future Summit. O evento é anual e está agendado para acontecer no Ceará de 2019 a 2022.

Neste ano, já estão confirmados mais de 50 palestrantes nacionais e internacionais, 75 expositores e startups, diversos investidores anjo e fundos de investimento. A programação abrange ainda, hackathons, pitchs de startups, mentorias de investidores, workshops, ecovila de produtos sustentáveis e duas festas. Segundo o CEO do Winds for Future, Igor Juaçaba, o propósito do evento é disseminar a importância da tecnologia como um meio de acelerar o impacto positivo no mundo.

No sábado, destaque para Ari de Sá Neto, fundador e CEO da Arco Educação, 1º unicórnio brasileiro no segmento de educação que abriu ações em Nasdaq recentemente, e também para Débora Garofalo, professora que desenvolveu o projeto “Robótica com Sucata Promovendo a Sustentabilidade” e foi finalista do Global Teacher Prize considerado o “Nobel” da Educação. Além deles, Naomi Betz, do Grupo BMW falará sobre robótica e machine learning, o ciclo continua com atrações de impacto social como a inglesa Kate Chandler, Carlos Miranda da BR Opportunities e muito outros.

Como ritual de fechamento do evento, o Summit organizará todos os anos um grande desafio para chamar atenção de uma causa global emergente. Em 2019, o desafio será bater o recorde mundial de velejadores em conjunto com a bandeira #kitefortheoceans, quando 500 velejadores se juntam em defesa dos oceanos. A temática surge de uma
preocupação diante do aquecimento dos oceanos causado pelas emissões de carbono.

Segundo a revista Scientific American, cientistas constataram que 90% desses efeitos são absorvido pelos mares do mundo. O estudo ainda aponta que até 2050 a previsão é termos mais toneladas de plástico do que peixes nos oceanos.

A ideia é fazer com que cada pessoa que passe pelo evento saia de lá impactada e cada vez mais consciente sobre o seu papel no mundo, além de aproveitar um maior contato e imersão com o esporte e a natureza. Ao mesmo tempo, o momento é propício para a troca de aprendizados e diálogo entre os envolvidos sobre um assunto de abrangência global.

Ao todo, a organização espera aproximadamente 2 mil pessoas durante o fim de semana. O evento tem apoio do Governo do Estado do Ceará e patrocínio master da Quadran Brasil. Ambos, acreditaram na importância de associar tecnologia e inovação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), bem como disseminar ações que tragam melhorias imediatas para a região e fortaleçam a posição do Estado do Ceará como hub tecnológico e plataforma de conexão entre a América Latina e o mundo.

Recorde mundial

O Litoral Oeste do Ceará, que conta com condições perfeitas para a prática de esportes de velejo durante nove meses do ano, atrai nômades digitais e empreendedores do mundo todo que cruzam oceanos para desfrutar desta condição climática única. No dia 22 de setembro, será realizada a quebra do recorde mundial de kitesurfistas velejando juntos como uma ótima oportunidade de chamar a atenção dos olhos do mundo para o movimento.

Atualmente, a marca é de 423 pessoas, no sul da Inglaterra. O objetivo dos organizadores é reunir 500 velejadores para trazer o novo recorde para o Brasil. O encerramento do summit acontecerá com uma festa no domingo (22), na Katavento Pousada, onde o evento é realizado.

Destaque na América Latina

O Ceará, que hoje é o maior do Nordeste em número de startups, vem se destacando no mundo por ser um estado conectado. Recentemente a capital Fortaleza foi escolhida para se tornar um hub aeroportuário e hoje é a segunda cidade mais conectada do mundo com 13 cabos de fibra óptica submarinos que ligam a América do Sul à América do Norte, Europa e África. Além disso, o Porto do Pecém está ligado ao de Roterdã, no sul da Holanda, considerado um dos maiores do mundo. Essa infra-estrutura conecta países, pessoas e cria oportunidades de investimento para negócios de economia digital.

Combate ao lixo plástico nos oceanos

Como em outros eventos, o Winds for Future terá ação de limpeza de praia, em parceria com o projeto global Corona x Parley | Foto: Giselle Nunes Azevedo

A cerveja Corona anuncia, em parceria com a Parley for the Oceans, a chegada de seu projeto global de combate ao plástico nos oceanos no Ceará. A iniciativa começa no sábado (21), Dia Internacional da Limpeza de Praia, com um mutirão em Cumbuco, que receberá o evento Hackaton Change for the Ocean, voltado à proteção marinha e promovido pela Winds for Future.

A partir das 15h, voluntários se engajarão em um bate-papo para conscientizar e mobilizar todos sobre a ameaça que o plástico representa para os mares. A participação é aberta ao público e o ponto de encontro para quem quiser fazer parte do movimento é em frente ao Kite Lodge.

O projeto global Corona x Parley foi lançado em fevereiro no Brasil, em Fernando de Noronha, e já passou pelo Rio de Janeiro, Santa Catarina e litoral de São Paulo.

Para começar, a cerveja promoverá uma retirada de resíduos em Cumbuco, seguida de um bate-papo que contará mais sobre a causa e que abordará qual o papel de cada um para transformar o cenário negativo quanto à poluição marítima pelo plástico.

Em 2019, Corona e Parley realizarão, no Brasil, mais de 20 limpezas de praias e diversas campanhas e iniciativas de conscientização e de mobilização para combater o lixo nos oceanos. Até o momento, com mais da metade das limpezas de praia prometidas já realizadas, o projeto envolveu mais de 200 pessoas e retirou mais de 1000 quilos de lixo para ajudar a proteger os paraísos naturais do nosso País, além de criar diversas intervenções para propagar a mensagem do projeto e da importância de se abraçar essa causa.

“Temos muito orgulho de levar o Corona x Parley para mais um dos estados brasileiros e de nos unirmos em um evento tão importante para a sustentabilidade marinha como o Hackaton Change for The Ocean. O Ceará é incrível, com praias maravilhosas que precisam ser cuidadas e, por isso, é de extrema importância que a população local entenda mais sobre a ameaça que o plástico representa para a natureza e, principalmente, para o ecossistema marinho”, afirma Bruna Buás, diretora de marketing da Corona. “Mais do que limpeza de praia, queremos envolver a comunidade local para atuar como agente de mudança sobre como cuidados do nosso lixo plástico, tudo para garantir o futuro de nossos paraísos naturais”, finaliza.

Corona x Parley

O projeto global Corona x Parley foi lançado em 2017 e já promoveu mais de 500 ações de limpeza de praia, com 25.808 voluntários em 15 países. No Brasil, acontece desde fevereiro de 2019 e promoverá mais de 20 limpezas de praias e ativações de conscientização e engajamento em diversos paraísos naturais do país. Para saber mais sobre o projeto e saber como fazer parte, acesse a página do projeto.

Produtos ecofriendly

A ideia geral do evento é que cada pessoa que passe pelas areias do Cumbuco saia de lá impactada e cada vez mais consciente sobre seu papel no mundo, observando como a tecnologia e o cuidado com o meio ambiente são condutas essenciais para este e o próximos anos.

A organização espera para esta edição cerca de de 2 mil pessoas entre os dias 21 e 22 de setembro, na Pousada Katavento, na praia do Cumbuco. O evento acontecerá neste ano, no próximo e também em 2021. A troca de aprendizados e diálogo é voltado para assuntos de abrangência global, promovendo um maior contato com esporte e natureza.

A Ecovila é um dos espaços do evento que reunirá expositores com produtos sustentáveis. Entre as marcas reunidas estarão:

Green Bag Brasil (@greenbagbrasil)

Bolsas e mochilas são feitas com três materiais que não têm reciclagem no brasil: lonas de caminhão, cintos de segurança e discos de vinil. 100% feita a mão. 100% feita em Fortaleza. 100% feita com carinho. 100% reaproveitada.

Be Ocean

Uma marca de roupas que chegou ao mercado com uma proposta diferente. De não ser apenas uma loja, mas passar um propósito por trás de seus produtos, e não se limitar somente às peças de roupas em si, buscando ir além e trazer um impacto social e sustentável, mostrando isso por meio de suas ações e projetos.
Assim nasceu a ideia do #MovimentoBeOcean , que é um conjunto de ações realizadas pela marca para movimentar, engajar e conscientizar pessoas para se juntarem para causar um impacto positivo e fazer a diferença no Planeta.
A primeira ação do #MovimentoBeOcean foi uma coleta de resíduos na Praia de Iracema em parceria com o Instituto Iracema, Centro Cultural Belchior e a Greenews, quando foram retirados da praia 302 Kg de resíduos. O lixo retirado da praia foi tratado e separado. Uma parte foi destinada para a segunda etapa da ação.
Junto com o artesão Ricardo Pontes, foi feita uma escultura em formato de onda revestida do lixo coletado. Essa onda já foi exposta em alguns eventos, inclusive na Barraca de praia Barong Surf Club durante suas quatro festas do mês julho. A onda ficará exposta no evento Winds For Future, com o intuito de impactar e conscientizar o público.

Brazinco

O Protetor Solar Facial Brazinco foi desenvolvido pensando naquelas pessoas que se expõem a longos períodos sob os efeitos dos raios solares. Sua fórmula contém dois componentes naturais, óxido de zinco e dióxido de titânio, responsáveis pela reflexão dos raios solares.
O produto se apresenta em forma de bastão, o que oferece fácil aplicação, sendo muito prático de ser transportado, discreto, não corre riscos de vazamentos e cabe em qualquer lugar. Com Fator de Proteção Solar (FPS) 47, possui amplo espectro e alta proteção, sendo extremamente eficaz contra os raios UVA e UVB.
Contem ativos vegetais derivados da soja, combinados com Karité, que auxiliam na retenção de água na pele, promovendo hidratação e a formação de um filme protetor duradouro e de toque aveludado.
Excelente emoliente vegetal, também conta com agentes lubrificantes que proporcionam repelência à água, deixando um sensorial seco, macio e suave na pele. Além disso, tem vitamina E, que atua como antioxidante biológico, protegendo os constituintes celulares contra a oxidação. Ainda age contra o envelhecimento cutâneo e na proteção contra raios UVB.

Silicup

O Copo Reutilizável de 400 ml da Silicup é feito em 100% de silicone, fácil de higienizar, inerte, inodoro, resistente à decomposição pelo calor, não rasga com facilidade, não prolifera bactérias nem fungos e é feito com material de altíssima qualidade. Sem mistura de látex.

Serviço:

O que: Winds For Future SUMMIT
Quando: 21 e 22 de setembro
Onde: Pousada Katavento, Rua dos Cangulos, 75, Praia do Cumbuco, Caucaia, Ceará, Brasil

Sem Comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para o conteúdo