Foi assinado, nessa sexta-feira (28), o decreto de criação da primeira Unidade de Conservação Municipal de Proteção Integral Monumento Natural (Mona) de Caucaia, que fica na Serra da Rajada.
Há dois anos, estudos de fauna e flora foram viabilizados pela Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas (Aquasis). Agora, a vigência do decreto visa proteger e preservar a biodiversidade da Rajada, que tem 373,85 hectares e perímetro de 15.146,53 metros. A vegetação é remanescente de Mata Atlântica, com plantas como bromélias, orquídeas e vegetação de altitude exuberante.
“Este decreto ficará registrado na história da cidade. Foi um intenso trabalho que hoje se concretiza com este sonho de ver o Desenvolvimento Sustentável da Rajada. A Prefeitura apoia o que é produzido aqui e também a conservação de toda área”, comemorou o prefeito Naumi Amorim.
Conforme o secretário Artur Bruno, esta Unidade de Conservação é resultado da pareceria entre Prefeitura, Governo do Estado e comunidade. “É de uma importância histórica para o Estado. Aqui, nós temos um patrimônio cultural, histórico e ecológico imenso”, ressaltou.
O Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac) vai gerir a Unidade de Conservação. Para isso, um conselho gestor será instituído e disporá de regimento interno, a ser elaborado.
Para o presidente do Imac, Hugo Pontes, o momento foi de alegria e o dia, histórico. “Visitamos muitas vezes a comunidade da Serra. Desde o início, não medimos esforços neste sonho de criar o espaço de conservação. Vamos trabalhar para que a Rajada seja um local ainda mais agradável e seja rota de turismo ecológico”, explica.
Jaqueline Ferreira da Silva, moradora há 40 anos da Rajada, acredita que agora as melhorias vão chegar para a comunidade. “A serra agora será mais conhecida e mais gente subirá para ver a Rajada conservada.”
A Mona da Serra da Rajada é a primeira UC selecionada pelo edital de apoio para criação de unidades de conservação municipais do Programa de Incentivo as Unidades de Conservação Municipais (ProUCm), desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema). O ProUCm propõe o aumento das unidades de conservação no Estado do Ceará, apoiando os municípios, tanto na criação, quanto na efetividade da gestão dessas áreas protegidas.
Para o secretário Artur Bruno, Caucaia demonstra “sensibilidade ambiental” ao preservar um espaço de montanha. “A UC, enquadrada na categoria de Proteção Integral, representa a criação de uma importante área protegida, não apenas para Caucaia, mas para o Estado do Ceará”, disse.
O ato de assinatura do decreto fez parte da Semana do Meio Ambiente, o principal evento de educação ambiental do Estado, envolvendo cerca de 130 municípios cearenses e 26 unidades de conservação estaduais, patrocinado pela Sema.