Por Maristela Crispim
Editora-chefe
Fortaleza – CE. Dia Mundial do Meio Ambiente. O que esta data significa para você. Mais um dia como outro qualquer? Dia de mostrar para todo mundo que você está fazendo alguma coisa pelo meio ambiente? Dia de repensar o que já fez ou pode fazer para minimizar os danos causados pelos seres humanos ao equilíbrio do Planeta?
É complicada esta data para jornalistas que cobrem a área ambiental. Chovem mensagens de empresas, políticos, governos, ONGs, pessoas querendo mostrar algo ao nosso público. Há alguns anos eu adotei uma prática para esta ocasião. A esmagadora maioria (é muuuita coisa) eu sou obrigada a olhar e seguir adiante. Não que não sejam relevantes as ações. É por logística mesmo. Impossível contemplar tudo. Fico até chateada com isso.
Mas este texto não é para justificar nada, muito pelo contrário, venho aqui fazer uma apelo: melhorem. E, para isso, aproveitem a data de hoje. Está é uma das funções dela: promover a reflexão. Ninguém vai mudar o mundo numa data. Ações pela sustentabilidade são construídas com mudança de postura, no dia a dia. Não se faz nada da noite para o dia. Mas cada passo conta quando se quer verdadeiramente mudar para melhor.
Chega de greenwashing! Não sabe o que é? É um termo em Inglês que pode ser traduzido como “lavagem verde” e é praticado por empresas, indústrias públicas ou privadas, organizações não governamentais e até governos. Prestem atenção! Os consumidores começam a perceber que muitos projetos não passam de retórica vazia.
Considera este conteúdo relevante? Apoie a Eco Nordeste e fortaleça o jornalismo de soluções independente e colaborativo!
Vocês devem estar se perguntando o porquê da imagem acima. Trata-se de um parque urbano aqui perto da minha casa, onde costumo caminhar há décadas. Não é o parque mais bonito da cidade de Fortaleza e nem chega perto de ser bem cuidado pelo poder público. Mas ele existe e é frequentado por pessoas como eu porque há um trabalho voluntário de mais de duas décadas dedicado a ele.
Neste domingo, dia 5 de junho, o Movimento Pró-Parque celebra a sua Festa da Vida, neste ano com o tema “Grite pelo Parque, Grite pela Vida”, no Parque Rio Branco, das 9h às 12h, uma ação singela, mas verdadeira, como deveriam ser todas as ações ambientais, de gregos e troianos. Aqui não existe um lado, mas a necessária dedicação a refletir e agir para reduzir os estragos que temos causado à nossa grande casa, sem a qual nem existiríamos.
Que tal aproveitar o Dia Mundial do Meio Ambiente de 2022 e dar uma virada de chave na sua vida e/ou trabalho? Pare o que está fazendo e pense por cinco minutos na cadeia produtiva dos produtos que consome, como você descarta os resíduos. As ações individuais podem parecer pouca coisa. Mas não são. Quando se tornam coletivas têm ainda mais poder de mudança. Não deixe para amanhã, a semana, mês ou ano que vem. Faça agora. O Planeta agradece, assim como seus descendentes.
Bela reflexão. Grato por citar o Movimento Proparque e nossa Festa da Vida sob enfoque positivo e realista.
Abração do
Ademir Costa