A linha contempla pessoas físicas, empresas e produtores rurais que desejam instalar um sistema de energia renovável
O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) está disponibilizando uma linha de crédito de até R$ 100 mil para pessoas físicas, empresas e produtores rurais que desejam instalar sistemas de geração de energia renovável. O crédito contempla o financiamento de todos os componentes necessários e a instalação de sistemas de micro e minigeração de energia fotovoltaica, eólica, de biomassa e até mesmo pequenas centrais hidroelétricas (PCH).
Os recursos são do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), que está disponível na linha de crédito FNE Sol. Segundo o BNB, o crédito pode ser financiado em até oito anos, com parcelas que podem custar em torno do valor economizado na conta de energia. Dessa forma, o cliente não teria despesas extras e consumiria uma energia renovável e limpa.
Ainda conforme o BNB, a durabilidade de componentes adquiridos para a geração de energia renovável, como placas fotovoltaicas, por exemplo, tem durabilidade de até 20 anos. Depois de instalados, os sistemas podem ser ampliados, caso haja demanda por mais energia.
Caso a energia gerada seja superior à demanda do proprietário do imóvel, a quantidade excedente pode ser direcionada a outro imóvel do cliente, desde que esteja na mesma área de permissão ou concessão do benefício.
A linha de crédito FNE Sol está disponível para pessoas físicas, empresas e produtores rurais que tenham imóveis instalados na área de atuação do Banco do Nordeste, que inclui os estados do Ceará, Piauí, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Bahia, além do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.