Mar no centro das discussões em Fortaleza

Economia, meio ambiente, ciência, história, segurança e saúde serão abordados na Semar, que vai até domingo (9) | Foto: Ruver Bandeira

Fortaleza sedia, a partir de hoje, a III Semana do Mar (Semar), um dos eventos mais importantes do Nordeste para discutir essa temática nas mais diversas vertentes. Economia, meio ambiente, ciência, história, segurança e saúde serão abordados na Semar, de 6 a 9 de junho de 2019, no Iate Clube de Fortaleza. O tema principal deste ano será a pilhagem de naufrágios. O Estado do Ceará possui mais de 90 embarcações naufragadas em toda a sua costa, algumas de importante valor histórico e turístico.

Está prevista, para as 16h desta quinta-feira, celebração de convênio inédito do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) com o Instituto de Ciências do Mar (Labomar) / Universidade Federal do Ceará (UFC) para a proteção marinha.

A abertura da III Semar será marcada por seminário de pesquisa do Labomar/UFC. Também haverá apresentação da Brigada da Natureza, pela Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), de conservação dos mamíferos marinhos.

Na manhã de sábado (8), está agendado um mutirão de limpeza de praia e subaquática, com apoio de 20 mergulhadores da operadora de mergulho Mar do Ceará. No domingo (9), haverá regata em homenagem à “Batalha do Riachuelo”, com banda de música da Marinha do Brasil, que realizará a abertura das competições aquáticas, que contarão com participação stand up paddle, caiaque, vela e natação. Durante quatro dias, especialistas participam de mais de 20 palestras e 10 exposições, além de oficinas de mergulho gratuitas na piscina do Iate Clube.

Entre os assuntos abordados na Semana do Mar estão apresentação da Rota e Masterpan de Economia do mar e sua atuação no Estado do Ceará, com a pesquisadora Leila Andrade, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec); os recursos minerais marinhos, com o geólogo George Satander; e a importância da saúde e do oceano por meio das práticas esportivas náuticas, com Eveline Huttenlocher e Daniel Azevedo. O pesquisador Manuel Furtado falará sobre os mitos e verdades do ataque de tubarões em Fortaleza.

Exposições

Haverá exposição de peças navais e embarcações da Marinha do Brasil; mostra fotográfica para conscientização e desafios no combate ao lixo marinho, do Projeto Limpando o Mundo. O fotógrafo Ruver Bandeira traz a exposição Reino Submerso, com alguns dos seus principais trabalhos de imagens subaquáticas. Haverá, também, oficinas sobre reutilização de plásticos e artesanato a partir de sucata marinha. O Corpo de Bombeiros irá expor equipamentos de salvamento aquático e de mergulho.

Ainda na programação, diversas atividades para crianças e adolescentes, como jogos com temática ambiental, oficinas, exposições e estação de rádio amador, pelo 5º Grupo Escoteiro do Ar Pinto Martins.

A III Semana do Mar é realizada por um coletivo de entidades independentes que operam, estudam ou produzem conhecimento no mar, e têm apoio da Marinha do Brasil, UFC, Capitania dos Portos, Projeto Tamar, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Polícia Federal, Governo do Estado do Ceará, Prefeitura de Fortaleza e Iate Clube.

Confira a programação completa.

Serviço:

O que: III Semana do Mar (Semar)
Quando: 6 a 9 de junho – 8h às 17h
Onde: Iate Clube de Fortaleza – Av. Abolição, 4813 – Mucuripe
Entrada: Gratuita

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: