Após recolher 11 ton de óleo, Prefeitura cria pontos de apoio no Cumbuco

Cumbuco – CE. O comitê Juntos Contra o Óleo, criado pela Prefeitura para limpar o litoral de Caucaia, definiu, nesta quinta-feira (7), em reunião com representantes do setor turístico, a criação de três pontos de apoio às equipes que atuam na coleta da substância química que surgiu na orla nesta semana.

Conforme o coordenador geral do Comitê e secretário municipal de Patrimônio, Assis Medeiros, os espaços começam a funcionar já a partir desta sexta-feira (8). Ficarão em frente ao residencial Wai Wai (base), ao resort Vila Galé e na Barra do Cauípe. “Eles darão suporte necessário para as equipes de técnicos e voluntários que atuam diretamente na limpeza da praia”, sintetizou.

Os pontos de apoio serão compostos de tendas e banheiros químicos, e distribuirão água, comida e kits de segurança, já que diariamente a orla atingida pelo óleo cru está sendo monitorada por vias terrestres e aéreas. Assim, a Prefeitura consegue detectar o surgimento de novas manchas e definir quais pontos estão mais críticos (e, consequentemente, precisam de esforço concentrado de trabalho).

Mais de 11 toneladas do produto foram recolhidas apenas nos dois primeiros dias de mutirão no principal cartão postal do Município. Se contabilizados os resíduos, esse total sobe para 16 toneladas. O trecho mais crítico compreende a faixa de areia entre a Vila dos Coqueiros e a Barra do Cauípe, já próximo à divisa com a cidade de São Gonçalo do Amarante.

Assim como profissionais, voluntários recebem EPIs no ato da apresentação

Participam da mobilização: Prefeitura de Caucaia, Capitania dos Portos, Secretaria do Meio Ambiente (Sema), kitesurfistas e voluntários. Só hoje nessa quinta-feira (7), mais de 300 pessoas compuseram as frentes de limpeza, que atuam conforme variação da maré e não têm data para fim dos trabalhos.

Além de liderar mutirões de limpeza, a Prefeitura enviou ofício ao Ministério Público Federal (MPF) solicitando que o órgão investigue eventual conduta criminosa no derramamento de substância química no litoral de Caucaia. A origem do produto ainda é desconhecida, assim como os riscos que oferece aos banhistas e à vida marinha.

Todo material recolhido está sendo transportado pela Marinha do Brasil para análise na Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Após estudo, o material é enviado para reaproveitamento ou eliminação.

Mutirão

Os três pontos de apoio ficarão em frente ao residencial Wai Wai (base), ao resort Vila Galé e na Barra do Cauípe

Nesta sexta-feira (8), os mutirões vão iniciar às 8h simultaneamente nos três pontos de apoio (residencial Wai Wai, resort Vila Galé e Barra do Cauípe). A mobilização é aberta ao público. Assim como profissionais, voluntários recebem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no ato da apresentação.

Caucaia está desde quarta-feira (6) em situação de emergência por conta do desastre ambiental. Editado pelo prefeito Naumi Amorim, o decreto já foi publicado no Diário Oficial do Município, tem vigência enquanto persistirem as manchas de óleo e permitirá à gestão aumentar a quantidade de equipes de limpeza, comprar mais EPIs e ampliar a quantidade de equipamentos.

Com informações da Prefeitura de Caucaia

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: