No mês de fevereiro, o Projeto No Clima da Caatinga, da Associação Caatinga, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal, oferecerá uma semana de curso de formação em Gestão de Unidades de Conservação.
Com 60 horas de duração, o curso será realizado em duas etapas: três dias em Fortaleza, na Escola de Ensino Fundamental e Médio Johnson, e quatro dias na Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), em Crateús.
Temas abordados no curso
- Legislação Ambiental
- Relações Humanas
- Turismo
- Unidades de Conservação
- Noções de Ecologia
- Educação Ambiental
- Primeiros Socorros
- Conceitos e Práticas na Proteção de Unidades de Conservação
- Empreendedorismo Ambiental
- Princípios de Planejamento de Unidades de Conservação
“A demanda por cursos desta natureza é grande tendo em vista a carência em iniciativas como esta e o número UCs no Estado do Ceará. São mais 50 considerando públicas e privadas. Também temos a expectativa de contribuir com a formação de futuros profissionais que venham atuar na área ambiental”, destaca Daniel Fernandes, coordenador executivo da Associação Caatinga.
A formação oferecerá a experiência acumulada da instituição com o modelo de gestão bem-sucedido e premiado da Serra das Almas, que foi reconhecia pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como primeiro Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga.
O projeto No Clima da Caatinga contribui de forma direta e indireta para a conservação da Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro e um dos mais ameaçados do País.
Serviço:
Curso: Gestão em Unidades de Conservação
Data: De 11 a 17/02/2019
O curso será realizado em Fortaleza, entre os dias 11 a 13 de fevereiro, e na Reserva Natural Serra das Almas, de 14 a 17 de fevereiro
Fortaleza: Escola de Ensino Fundamental e Médio Johnson – Rua Dra. Socorro Azevedo, 461 – Eng. Luciano Cavalcante
Reserva Natural Serra das Almas: Localizada entre os municípios de Crateús-CE e Buriti dos Montes-PI
Mais informações e inscrições:
caatinga@acaatinga.org.br / (85) 3241-0759 / (88) 3691-8671