Quarto projeto da Planet Smart City no Brasil é planejado para até 18 mil pessoas
Aquiraz – CE. Já ouviu falar em cidades inteligentes? De acordo com a definição da União Europeia, cidades inteligentes são aquelas que fazem uso da tecnologia desde o seu processo de planejamento, o que inclui a participação dos cidadãos, a criatividade e a sustentabilidade. Aqui no Brasil, um projeto nesse sentido está sendo implantado em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
De autoria da Planet Smart City, empresa que tem sede em Londres, o projeto ocupará uma área de 200 hectares, planejada para receber até 18 mil pessoas. Segundo a organização, a cidade inteligente inclusiva possuirá mais de 50 soluções inteligentes em tecnologia, meio ambiente, inovação social, planejamento e arquitetura. Os investimentos (recursos próprios) são da ordem de US$ 40 milhões.
“Estamos transformando a forma de morar no mundo com a oferta de residências a preços acessíveis. O Brasil está entre os cinco países com maior déficit habitacional em todo o mundo e estamos muito satisfeitos em oferecer um novo conceito de morar, com inovação social, tecnologia, serviços e práticas sustentáveis”, explica Susanna Marchionni, CEO da Planet no Brasil.
Construída sob o conceito de conectividade, sustentabilidade e colaboração, a Smart City Aquiraz já entregou a primeira etapa (44 hectares). Os lotes custam a partir de R$ 499 mensais, e a previsão de conclusão do projeto é 2023. Ao todo, a cidade inteligente terá cinco mil lotes, entre residenciais e comerciais. As primeiras casas serão concluídas neste segundo semestre e a estimativa é que até o fim do ano recebam os primeiros moradores.
Soluções inteligentes
Segundo a empresa, a Smart City Aquiraz terá mais de 50 soluções pensadas para proporcionar mais sustentabilidade, economia, conforto e qualidade de vida, como iluminação pública inteligente, piso intertravado, hortas urbanas, áreas verdes, um moderno hub de Inovação de 1.000m² de área construída, mix funcional, bicicletas compartilhadas, área lounge e espaço para coworking.
Também estão previstos: sistema de controle da qualidade do ar, ponto de ônibus inteligente, cinema gratuito, biblioteca, ateliê de costura, cozinha compartilhada e espaço saúde. Um aplicativo, batizado de Planet App (já utilizado pelos moradores da Smart City Laguna, também no Ceará, em São Gonçalo do Amarante, outro município da RMF), possibilitará o monitoramento da casa, o controle do consumo de água e energia, consultar a qualidade do ar e acessar notícias sobre a região.
Outros projetos
Além da Smart City Aquiraz, a Planet Smart City constrói atualmente no Ceará a Smart City Laguna (330 hectares), em São Gonçalo do Amarante, considerada pela empresa como a ‘primeira cidade inteligente inclusiva do mundo’. A primeira etapa de Laguna foi entregue em 2018 e já possui os primeiros moradores.
Os outros dois projetos em execução no Brasil são a Smart City Natal (170 hectares), que foi lançada em 2019, no Rio Grande do Norte, e é planejada para 15 mil pessoas, e o Viva!Smart, que será lançado neste semestre em São Paulo.
Newsletter
Se você ainda não está recebendo a nossa newsletter, inscreva-se na página principal do site para acompanhar resumos quinzenais e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
Infelizmente este empreendimeneto, utilizara somente a infraestrutura existente em Fortaleza. Não existem escolas, hospitais e outros equipamentos destinados ao público que eles querem atingir. A distância desta infraestrutura inviabiliza quaisquer tentativa de se morar aí. O local no municipio de Aquiraz, mais adequado, seria entre a limite do Eusebio e no máximo até a sede do municipio. No máximo.
Tarcisio