Por Líliam Cunha
Colaboradora

André Vilhena foi diretor executivo do Compromisso Empresarial com a Reciclagem (Cempre) de fevereiro de 1998 a março de 2020

Fortaleza – CE. Dando prosseguimento à sua série de lives, a Agência Eco Nordeste recebe, nesta quarta-feira (10), às 16h, o gestor ambiental André Vilhena. Durante a conversa, mediada pela jornalista, CEO e editora geral da Eco Nordeste, Maristela Crispim, Vilhena (@avambiental), que por 22 anos atuou como diretor executivo do Compromisso Empresarial com a Reciclagem (Cempre), falará com os espectadores sobre o tema “Coleta seletiva antes e depois da pandemia”. A transmissão será realizada pelo Instagram da Eco Nordeste (@agenciaeconordeste).

Realizadas semanalmente, sempre às quartas-feiras, às 16h, as lives da Eco Nordeste têm como proposta debater, com os seus convidados e com o público, as mais diversas vertentes que envolvem o tema Sustentabilidade , neste momento relacionado à pandemia do novo coronavírus. Iniciada em maio, a ação já recebeu como convidados o jornalista André Trigueiro e o administrador Carlos Rittl.

André Vilhena

O convidado desta live é gerente ambiental experiente com um histórico comprovado de trabalho no setor de think tanks (fábricas de ideias), é hábil em Administração de Redes, Negociação, Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade e Planejamento Estratégico, com ênfase em serviços sociais e comunitários e relacionamento com as partes interessadas.

Diretor executivo do Cempre de fevereiro de 1998 a março de 2020, é engenheiro químico formado pela Faculdade de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui mestrado em Ciências da Engenharia de Produção pela Coordenação de Programas de Pós-Graduação em Engenharia (Coppe)/UFRJ.

Ele coordena o Subcomitê 3 (Rotulagem Ambiental) do ABNT-CB38 (Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental da Associação Brasileira de Normas Técnicas) desde 2004. Em 2008, foi nomeado conselheiro do Conselho Superior de Meio Ambiente (Cosema) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Em 22 anos atuando como diretor executivo do Cempre, contribuiu para o fortalecimento da marca, consolidação do modelo brasileiro de reciclagem pós-consumo (referência global para países em desenvolvimento) e participou da elaboração da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e sua regulamentação como representante da Indústria e Comércio.

Foi contemplado com as seguintes premiações: Prêmio Brasil Meio Ambiente, Jornal do Brasil, Destaque 2008; Prêmio Embanews 2014, Profissional do ano; e Prêmio Mérito Ambiental 2019 – Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

Maristela Crispim

Jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema/UFC), com um vasto currículo na área ambiental Maristela Crispim conquistou 45 premiações jornalísticas locais, nacionais e internacionais, sendo considerada, em 2014, a jornalista mais premiada do Nordeste, pelo Ranking J&Cia.

Na bagagem traz, ainda, 24 anos de atuação como repórter, redatora, editora, colunista e blogueira do jornal Diário do Nordeste, além de ser professora de Comunicação Ambiental na Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Coordenou, em 2019, a primeira Virada Sustentável na cidade de Fortaleza, evento que realizou 194 ações de Cultura e Sustentabilidade, sob o eixo dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em 28 locais de Fortaleza.

Sem Comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para o conteúdo