Ação fortalece a Agroecologia e a cultura alimentar no Ceará

Uma mulher e uma menina sorriem olhando uma para a outra em uma horta. A mulher segura beterrabas frescas na mão direita e, com o braço esquerdo sobre os ombros da menina, segura, com a mão esquerda, cenouras com folhas, em meio a canteiros verdes e árvores ao fundo
O projeto pretende estimular a produção agroecológica e a alimentação saudável no Sertão Central do Estado do Ceará | Foto: João Caetano

Tradição e alimentos sem agrotóxicos caminham lado a lado nas feiras agroecológicas, espaços que revelam os saberes e sabores da agricultura familiar. É nesse ambiente de trocas e fortalecimento da Agroecologia que o Instituto Antônio Conselheiro (IAC) lança o Projeto Território de Saberes e Sabores da Agroecologia, que atuará em cinco municípios do Sertão Central cearense: Quixeramobim, Quixadá, Senador Pompeu, Ibaretama e Choró.

A iniciativa conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e tem como foco o fortalecimento das feiras agroecológicas como espaços de comercialização solidária, partilha de mudas, troca de sementes e valorização da cultura alimentar do Sertão Central. Serão 13 feiras, que preveem, em sua execução, a promoção de formações, oficinas e acompanhamento para agricultores e agricultoras ao longo de um ano.

O projeto será lançado no dia 6 de junho de 2025, das 16h às 20h, na Feira do Espaço Agroecológico Antônio Conselheiro, localizada na Rua Desembargador Américo Militão, número 410, Centro de Quixeramobim, Ceará. Além da feira agroecológica, também haverá shows musicais, intercâmbio de sementes e partilha de mudas nativas, com participação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Prevfogo.

Estratégia de promoção
da Agroecologia

Ao trazerem aos consumidores reflexões sobre a importância de suas escolhas alimentares, os alimentos agroecológicos, disponíveis nas feiras, possibilitam a troca de conhecimentos entre consumidores e produtores.

Ao frequentar as feiras agroecológicas, os consumidores têm acesso a alimentos livres de veneno, cultivados com base nos princípios da Agroecologia. Eles também têm a oportunidade de conhecer quem produz sua comida, compreender a origem dos alimentos e os cuidados envolvidos em sua produção. Cada alimento vindo dos quintais agroecológicos carrega uma história e, ao consumir diretamente das feiras, você passa a fazer parte dela.

Desde 2014, o IAC tem atuado no fomento à comercialização de alimentos agroecológicos no território. Um marco dessa trajetória é o Espaço Agroecológico Antônio Conselheiro, que, há mais de dez anos, consolida a venda direta de produtos cultivados em quintais agroecológicos da região.

A feira tem se reinventado continuamente, com ações como a adoção de sacolas biodegradáveis (2024), intercâmbios de sementes crioulas (2023) e programação voltada à cultura popular. Hoje, é reconhecida por consumidoras e consumidores como um espaço de articulação comunitária e intercâmbio cultural, expressão dos modos de vida do Sertão e salvaguarda de saberes ancestrais ligados à alimentação.

SERVIÇO

Lançamento do Projeto Território de Saberes e Sabores da Agroecologia
Quando: Dia 6 de junho de 2025, das 16h às 20h
Onde: Feira do Espaço Agroecológico Antônio Conselheiro – Rua Desembargador Américo Militão, 410 – Centro, Quixeramobim (CE)

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: